Pular para o conteúdo
Search

Câmara de Macaé celebra 50 anos da Bacia de Campos em sessão solene

Evento destacou importância histórica e econômica da região, responsável por 80% da produção nacional de petróleo e gás
20241118 Sessão Solene 50 Anos Descoberta Bacia de Campos - Foto Ana Chaffin (1)

A Câmara Municipal de Macaé realizou nesta segunda-feira (18) uma sessão solene em homenagem aos 50 anos da descoberta de petróleo na Bacia de Campos. O evento reuniu autoridades locais e representantes da Petrobras, que ressaltaram os avanços obtidos ao longo de cinco décadas na principal região produtora de óleo e gás do Brasil, responsável por mais de 80% da produção nacional.

Parceria para o desenvolvimento econômico
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Macaé, Rodrigo Vianna, destacou a parceria estratégica entre o poder público e a Petrobras, além das iniciativas municipais para fomentar o crescimento econômico desde 2021. Ele apontou como a infraestrutura consolidada ao longo dos anos permitiu a diversificação econômica, incluindo a produção agrícola, o turismo e as energias renováveis.

“Esses 50 anos da Bacia de Campos nos mostraram a importância de fortalecer o ambiente de negócios, resultando em investimentos que melhoram a qualidade de vida da população. A experiência acumulada pela cidade possibilita ampliar seu potencial em diferentes atividades econômicas”, afirmou Vianna.

Investimentos e legado dos royalties
Durante a sessão, o vereador Luciano Diniz ressaltou o impacto positivo dos royalties do petróleo em Macaé, exemplificando investimentos em nove áreas que recebem obras de urbanização, incluindo serviços de drenagem, redes de água e esgoto e pavimentação.

Trajetória da Petrobras e o futuro da Bacia de Campos
Entre os representantes da Petrobras, Alex Murteira Celem, gerente geral da Unidade de Exploração e Produção da Bacia de Campos, celebrou a parceria histórica entre a companhia e o município. “Como macaense, é uma honra representar a Petrobras nesta comemoração. A Bacia de Campos tornou-se um símbolo de trabalho árduo e inovação, fundamentais para o desenvolvimento da região e do setor”, declarou.

A Bacia de Campos teve início em novembro de 1974, com o anúncio do campo de Garoupa, o primeiro com volume comercial. Atualmente, é a maior reserva de petróleo do Brasil e uma das principais bacias offshore do mundo, consolidando-se como um pilar estratégico para a economia nacional.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Edital vai premiar rodas de samba em todo estado do Rio

Homem mais velho do mundo brasileiro João Marinho é exemplo de longevidade

Estudante de Búzios lidera projeto premiado no Parlamento Juvenil da Alerj

Casa do mestre Janis Roze está disponível para locação na Praia das Caravelas

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!