Em reunião extraordinária, presidida pelo presidente da Casa Dr. Eduardo (Podemos), nesta segunda-feira (13) os vereadores de Macaé aprovaram que as sessões durante o período de isolamento social por Covid-19 sejam realizadas via videoconferência. Só falta a Mesa diretora promulgar, ato que deve ser publicado na terça (14) ou quarta-feira (15).
A decisão de que as sessões sejam realizadas a distância precisa da promulgação para que os vereadores não desrespeitem o Regimento Interno (RI) da Casa Legislativa, que considera válidas apenas as sessões realizadas no plenário da Câmara.
A proposta foi votada em regime de urgência a partir de uma emenda do vereador Marcel Silvano (PT). Estavam presentes na sessão extraordinária desta segunda, Guto Garcia (PDT) e George Jardim (PSDB), ambos recém desligados dos cargos de secretários municipais nas pastas, respectivamente, de Educação, e de Agroeconomia.
Sessões por vídeo conferência já estão sendo realizadas pela Câmara Federal, no Senado e na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj).