Pular para o conteúdo
Search

Câmara de Macaé aprova PL para impedir avanço de usina hidrelétrica

Imagem: Reprodução

Proposta da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) teria implantação no leito do Rio Macaé, na APA do Sana. PL visa impedir o projeto

A discussão sobre a instalação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) no Rio Macaé, ganhou um novo desdobramento. A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (15), o PL 124/2019, que visa impedir a execução do projeto, no trecho do rio.

A proposta da construção da hidrelétrica é que a instalação seja feita no leito do rio, na altura que abrange o distrito de Sana. O local é Aréa de Proteção Ambiental (APA).

O vereador Marcel Silvano fez uma publicação em que ressalta a importância da decisão do legislativo. “O gesto da Câmara de Macaé reforça toda a luta dos pesquisadores, técnicos, ambientalistas, moradores das localidades próximas e tantos outros que tem certeza da gravidade dos impactos para agora e para as próximas gerações. O Rio Macaé resiste com a luta e participação pela preservação”.

O debate sobre a instalação da PCH se estende há alguns anos. Em 2016, Marcel organizou uma Audiência Pública, com o apoio do então vereador Igor Sardinha. Nessa audiência, o Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras alertou sobre os efeitos catastróficos no desenvolvimento e meio ambiente da região, principalmente para o turismo, caso esse empreendimento se concretizasse.

Outra medida aprovada na sessão online da Câmara foi o Requerimento 390/2020, de George Jardim (PSDB), para ações da Secretaria de Ordem Pública, com o objetivo de coibir abusos em cachoeiras nos distritos da Região Serrana. A proposição menciona locais principalmente na Bicuda Pequena, Bicuda Grande, Frade, Glicério e Sana que, segundo George, estão ficando lotados.

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS DE MACAÉ AQUI

https://prensadebabel.com.br/index.php/2020/09/09/discussao-na-camara-sobre-pl-de-hidreletrica-de-macae-e-adiada/

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.