Os 17 estudantes das redes públicas de Cabo Frio tomaram posse, na noite desta quarta-feira (9 de maio) como parlamentares juvenis da Câmara Municipal de Cabo Frio. O ritual de posse do projeto Parlamento Juvenil, presidido pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Aquiles Barreto, contou com a presença do secretário Municipal de Educação, Alessandro Teixeira, de diretores das unidades escolares e familiares. As atividades seguem até o dia 28 de novembro.
Para o secretário de Educação, o envolvimento dos estudantes na proposta do Parlamento Juvenil proporciona amadurecimento e reflexão sobre o cotidiano da cidade em todas as esferas e não apenas no meio escolar. “Sintam-se desafiados e encorajados a pensar e continuar repensando a Cabo Frio que desejam”, enfatizou Alessandro.
A coordenadora do Parlamento Juvenil, Bruna Knauft Teixeira, agradeceu ao apoio recebidos das direções escolares, fundamental para o crescimento do projeto. “Essa parceria é fundamental para que o projeto esteja dentro das escolas, alcançando os estudantes, promovendo reflexões e debates sobre o cidadania, direitos e deveres”, destacou. Ela lembrou que na primeira edição, com apenas três meses de trabalho, os parlamentares apresentaram 62 propostas e a expectativa para este ano é positiva. “Nas cinco escolas onde houve o processo eleitoral, tivemos mais de mil alunos votantes. Esse início da jornada é animador”, enfatizou.
Fernando Limeira, de 14 anos, da Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, está no seu segundo mandato e foi escolhido pelos colegas como presidente do Parlamento Juvenil. Morador do Segundo Distrito, diz que espera ser um porta-voz da comunidade que representa, dentro e fora da unidade escolar. “O Parlamento é uma experiência incrível. Espero ouvir o que a população deseja e trabalhar para apresentar soluções”, destacou.
Wintiny Aparecida, 17, aluna da Escola Municipal Professor Edilson Duarte, agora ocupa vice presidência do Parlamento. Ela conta que desde que foi escolhida como representante da unidade escolar já está recebendo demandas dos colegas e espera poder abordar questões como preconceito e bulling dentro do Parlamento, além de trabalhar por projetos que possam ser realizáveis. No seu discurso, convidou a juventude a se engajar no universo político. “Nós, jovens, precisamos gostar e aprofundar em política, fazendo diferença no cenário atual”, enfatizou Wintiny.
A Rede Municipal de Cabo Frio possui sete unidades escolares representadas no Parlamento, que conta com 17 parlamentares juvenis, sendo um representante da Apae e alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede pública.