Debate teve o objetivo de promover uma discussão sobre o racismo estrutural nos dias atuais e a representatividade negra nas esferas da sociedade
Nesta segunda-feira (5), a Câmara Municipal de Cabo Frio promoveu um debate on-line para discutir os impactos do racismo e do preconceito nas esferas da sociedade.
O primeiro Painel Digital sobre Racismo Estrutural foi promovido pela Comissão de Direitos Humanos e contou com a presença do vereador Vanderson Bento; o secretário municipal de educação, Flávio Guimarães; a advogada Margareth Ferreira; o ativista cultural Marrom Black; o professor Moisés; a subsecretária de direitos humanos, Heliamar Reis; e a jornalista Renata Cristiane.
A iniciativa se deu após a repercussão do ataque feito pelo Sepe Lagos (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação) ao secretário municipal de educação, Flávio Guimarães, na última semana.
Em uma crítica ao governo municipal lançada nas redes sociais, o sindicato se referiu ao secretário, que é negro, como “capitão do mato” do governo. A expressão levou a sociedade civil a interpretar o termo como sendo racista, já que figura deste capitão é historicamente conhecida por perseguir, capturar e açoitar os escravos. O episódio causou comoção nacional e ganhou apoio da Câmara Municipal e do Movimento Negro Unificado (MNU), núcleo Rio de Janeiro, que se posicionaram em defesa do chefe da pasta.
O debate teve o objetivo de promover uma discussão sobre o racismo estrutural nos dias atuais e a representatividade negra na política, educação e outras esferas da sociedade. O encontro pode ser conferido por meio do link.