A Câmara dos vereadores de Cabo Frio irá homenagear nesta quarta-feira, (8), o site Acervo Marcio Werneck. O espaço virtual oferece acesso a um acervo de cerca de três décadas de estudo realizado pela família Werneck. A homenagem será realizada às 9h, na sede do legislativo.
Há cerca de um ano, a Jornalista Maria Werneck, premiada em 2015 pelo PROEDI – Programa Municipal de Editais de Fomento e Difusão Cultural – da Prefeitura Municipal de Cabo Frio iniciou o processo de disponibilização dos arquivos na rede gratuitamente. Para ela a ideia é facilitar o acesso ao material.
“O objetivo deste projeto é dar acesso ao material produzido e catalogado em três décadas de estudo e que estava guardada em acervo familiar. Até o momento, temos mais de 7 mil acessos no total, com média de 500 por mês de diversos países, como: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Índia, Rússia, Argentina, Japão, Suíça, Bélgica, Coréia do Sul, Holanda, Alemanha, Romênia, Portugal, Chile, China, Bélgica, Grã Bretanha, Costa Rica, África do Sul, Itália e Espanha. Outro destaque é o tempo de navegação de cada usuário, superior a outros sites. Em média, duas vezes a mais. Estamos felizes”, avalia Maria.
A segunda etapa do tratamento do acervo, que será concluída até 2018. A ideia é incluir a digitalização das fotografias da região, em slides e negativos e das entrevistas de personalidades de Cabo Frio e de Búzios, em áudio, originalmente de fitas cassetes. Além de mapoteca com mais de cem mapas e poucos VHS. A ação está sendo disponibilizada pela Auto Viação Salineira.
“Este é o segundo projeto das ações relacionadas ao “Acervo Marcio Werneck”, realizado pela Premissa Assessoria, que temos o prazer de contar com a Salineira como nossa parceira. Com isso, podemos realizar estes projetos coletivos importantes. Precisamos que a iniciativa privada abrace mais o que é da nossa terra, pois os recursos públicos para a cultura estão cada vez mais escassos”, finaliza Maria.
Caso queira mandar material, tirar dúvidas ou outras informações, complete o formulário do site ou mande um e-mail para [email protected]. Para patrocínio do site e outras informações, entre em contato pelo telefone: (+5522) 9.9857-3430.
Marcio Werneck – Nascido no Rio de Janeiro, em dois de junho de 1944, Márcio era um amante da fotografia. A fascinação pela imagem o fez conhecer, como ele mesmo dizia, “a luz ímpar da Região dos Lagos”.
Em meados da década de 70, a convite do seu Tio Zequinha, apaixona-se por Cabo Frio. Em 1976, foi convidado para realizar a campanha publicitária do candidato José Bonifácio, eleito prefeito de Cabo Frio no mesmo ano. Por consequência do êxito em seu trabalho, exerceu o cargo de Secretário de Turismo, de 1977 a 1980, que teve gestão marcada pela realização de eventos. Na ocasião, elaborou um guia turístico inovador, que já mostrava seu forte interesse pela história e patrimônio regional. Nos primeiros anos da década de 80 mudou-se definitivamente para Cabo Frio.
Em 1989 abriu a empresa UNA Estudos do Patrimônio Cultural, onde pôde fazer o levantamento cultural, patrimonial e histórico do município de Cabo Frio através de equipe multidisciplinar envolvida. Com esse material, o historiador teve rica e fidedigna base para escrever seus livros.
Em 1992, Márcio Werneck lança seu primeiro livro, “Viagem à Terra do pau-brasil”, em coautoria com o botânico Haroldo Cavalcanti. Em 2002, “Armação dos Búzios”, um livro ilustrativo e turístico. Já seu terceiro livro, “América de Américo”, publicado em 2003, nos 500 anos de descobrimento da cidade de Cabo Frio, é um denso trabalho de estudo de 30 anos de pesquisa.
De 1993 a 1994 atuou como Subsecretário de Cultura de Cabo Frio. Foi um dos fundadores da AMARLA (Associação de Meio Ambiente da Região da Lagoa de Araruama) e da Associação de Meio Ambiente de Cabo Frio (AMA Cabo Frio). E ainda o coordenador do registro mais completo até os dias de hoje, do tombamento municipal do conjunto dos sítios ecológicos, arqueológicos e paisagísticos de Cabo Frio.
Texto jornalistico assinado. Propriedade do Prensa de Babel. Pode ser republicado com citação do autor e veiculo