Pular para o conteúdo
Search

Câmara de Búzios suspende tramitação do Projeto de Lei que trata da Hospedagem tipo “C “

A "hospedagem tipo C “ é aquela que possui acima de 25 unidades habitacionais. Foto: Matheus Coutinho

Medida ocorreu em cumprimento a uma determinação judicial

A tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 04/2020 sobre a implantação do Serviço de Hospedagem tipo “C “ em Búzios está suspensa pela Câmara de Vereadores. O comunicado foi emitido pela Casa Legislativa na segunda-feira (23). A medida ocorreu após determinação da justiça. Além disso, o Legislativo também suspendeu todas as audiências públicas que estavam agendadas na sede da Câmara.

A paralisação imediata da tramitação de qualquer projeto de lei que verse sobre Hospedagem tipo “C “ ou qualquer outro de uso de solo no município foi deferida no dia 16 de agosto pelo juiz Raphael Baddini, da 2ª vara da Comarca de Búzio. O descumprimento resultaria em pena de multa em desfavor do presidente da câmara e de todos os vereadores de R$50 mil.

Na decisão, o judiciário destaca como “prática usual do legislativo e do administrativo buziano aprovar e propor, respectivamente, regras de uso do solo urbano em evidente fuga ao dever de ampla revisão” do Plano Diretor, instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana do município, que precisa ser atualizado a cada dez anos e em búzios está defasado desde 2016.

A Hospedagem tipo “C “ é aquela que possui acima de 25 unidades habitacionais. O assunto estava em análise pela Comissão de Obras, Serviços Públicos, Saneamento, Meio Ambiente e Pesca, do Legislativo. De acordo com a classificação adotada na legislação de uso e ocupação do solo vigente e estabelecido no Plano Diretor de Armação dos Búzios, esse tipo de serviço é caracterizado por grandes hotéis, no espaço da Macrozona Continental do município, área fora da península.

O PLC argumenta que “a implantação desses hotéis vem ao encontro da consolidação da vocação turística do município como polo de turismo nacional e internacional” e ” fortalecimento da economia urbana”. Mas uma possível aprovação do projeto causa preocupação em uma parcela da população e da sociedade civil organizada por tratar de uma possível alteração na paisagem urbana, fora do gabarito das construções de Búzios.

A Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS), nº 14/2006, define Serviços Tipo “C” aqueles que exigem planejamento específico para sua localização, pois podem causar incômodo à população pelo movimento de veículos que geram, ruídos ou riscos de acidentes por causa dos materiais que utilizam, e que devem observar exigências de projeto e funcionamento a serem definidas a partir da análise de Relatório de Impacto de Vizinhança pelo Poder Executivo.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.