Atualmente, moradores precisam se deslocar para outras cidades para realizar o exame
Durante a sessão da Câmara Municipal de Búzios, desta quinta-feira (7) o vereador Victor Santos apresentou uma indicação que pode melhorar a vida dos moradores da cidade que estão passando ou vão passar pelo processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta solicita que o executivo busque uma parceria com o Detran para tornar viável a realização das provas teóricas no balneário. Atualmente, moradores precisam se deslocar para outras cidades para realizar os exames.
Na Indicação 92/2022 o vereador apontou que é contramão o morador sair da cidade que mora para ir para municípios vizinhos. “A proposta é para possibilitar que o morador de Búzios faça a prova teórica de habilitação no próprio município, sem precisar se deslocar para outra cidade, como Macaé, que fica muito fora de mão”, explica o vereador.
Quem precisou se deslocar para outra cidade foi Maria Claudete, de 49 anos. Ela contou uma das dificuldades impostas pela inexistência do exame na cidade. “Às vezes marcam horário fora do que está no horário de ônibus, por exemplo. É complicado sair daqui e ir a Cabo Frio, principalmente para quem mora na Rasa”, comenta Maria.
Deise Domingos, responsável por uma autoescola na Rasa e também aprova a vinda das provas teórica para o balneário. Segundo ela, é uma forma de facilitar a vida dos alunos. “É de grande importância trazer a prova para Búzios, estará beneficiando os alunos, pois não teriam que se deslocar até Cabo Frio, por exemplo, o que economiza tempo e dinheiro”, explica Deise.
Apesar do exame prático também ser em outra cidade, a indicação não menciona esse serviço.
Por Natália Nabuco, estagiária sob a supervisão da jornalista Monique Gonçalves.