Pular para o conteúdo
Search

Câmara de Búzios analisa PL que dá direito de escolha a gestantes por parto cesáreo no município

Proposta também garante analgesia, mesmo quando for parto normal. Foto: Reprodução Governo Federal

Projeto de lei foi apresentado na sessão desta quinta-feira (3) e encaminhado para Comissão de Constituição, Justiça e Redação

O presidente da Câmara Municipal de Búzios, Rafael Aguiar, apresentou um projeto de lei na sessão desta quinta-feira (3) para garantir que as gestantes do município tenham a possibilidade de optar pela cesariana, na 39ª semana de gestação, bem como a analgesia, mesmo quando for parto normal. A proposta foi encaminhada para Comissão de Constituição, Justiça e Redação para avaliação.

O documento assegura que o médico responsável do plantão deverá conscientizar e informar a gestante acerca dos benefícios do parto normal e dos riscos de sucessivas cesarianas. Se optar por ter seu bebê por parto normal, apresentando condições clínicas para tanto, deverá ser respeitada a sua autonomia com direito à analgesia, não farmacológica e farmacológica.

Em uma publicação nas redes sociais, o parlamentar disse que essa proposta de lei é um fruto de pedidos recebidos de forma recorrente.

“Mães entraram em contato comigo pelo direct do Instagram, outras me marcando em comentários a respeito da dificuldade em que estão tendo dores constantes para gerar seus filhos e sendo obrigados a retornar para casa com 41, 42 semanas de gestação. Não estou aqui afirmando nem querendo medir o conhecimento dos médicos sobre a hora de uma criança nascer, jamais! Respeito bastante, é a sua autonomia profissional, todavia, é regulamentado pelo Conselho Federal de medicina, através da resolução de Nº 2.144/2016, onde a escolha da modalidade de parto da gestante tem que ser respeitada”, disse ele.

Rafael continuou dizendo que “obviamente, se o médico não estiver confiante ou discordar da opinião das gestantes, iremos respeitar, e caberá a ele registrar as razões em prontuário, encaminhá-la para outro profissional. Se no nosso hospital não tiver outro profissional capacitado para tal, a Prefeitura irá arcar com a iniciativa privada”, finalizou o presidente da Casa Legislativa.

Além disso, nas unidades de saúde onde é realizado o exame de pré-natal, bem como na sala da maternidade, serão afixadas placas/cartazes contendo o informativo, com os seguintes dizeres: “Constitui direito de a parturiente escolher a via de parto, seja normal, seja cesariana (a partir de trinta e nove semanas de gestação)”.

Para ter acesso ao Projeto de Lei na íntegra, basta acessar este link.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.