Search
Degradê com CSS

Câmara de Búzios aprova lei que proíbe escapamentos barulhentos e avança em políticas para animais e cultura

Propostas sobre bem-estar animal, controle populacional e cultura seguem para sanção; novas votações ocorrem nesta terça-feira (8)
Câmara de Búzios aprova leis sobre escapamentos barulhentos, animais de rua e cultura; nova sessão ocorre nesta terça-feira / fot reprodução
Câmara de Búzios aprova leis sobre escapamentos barulhentos, animais de rua e cultura; nova sessão ocorre nesta terça-feira / fot reprodução

A Câmara Municipal de Búzios aprovou, na última quinta-feira (3), o Projeto de Lei 21/2025, que proíbe o uso e a venda de escapamentos adulterados em motocicletas no município. A proposta, de autoria do vereador Felipe Lopes (DC), visa reduzir a poluição sonora e prevê penalidades como advertência, multa, apreensão de veículos e suspensão de alvarás comerciais. A fiscalização ficará a cargo dos Agentes Fiscais de Meio Ambiente, e os valores arrecadados com as multas serão destinados ao Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Segundo o Legislativo, os estabelecimentos comerciais terão 60 dias para se adequar após a publicação da lei no Boletim Oficial. A proposta aguarda sanção do Executivo.

Ainda na mesma sessão, os parlamentares aprovaram dois projetos relacionados ao bem-estar animal e à cultura. O PL 19/2025, do vereador Toni Russo (MDB), regulamenta a prática do CED (captura, esterilização e devolução) de animais comunitários, permitindo que ONGs e cidadãos realizem o procedimento em locais devidamente autorizados. Já o PL 33/2025, de iniciativa do Executivo, autoriza o repasse de R$ 348.085,71 para projetos culturais com recursos da Lei Aldir Blanc.

Novos projetos serão votados nesta terça-feira

A Câmara de Búzios volta a se reunir nesta terça-feira (8) para votar novos projetos. Um deles é o PL 25/2025, também de autoria de Toni Russo, que trata da criação de abrigos móveis para animais comunitários em calçadas e canteiros de imóveis públicos ou privados. A instalação dos abrigos dependerá de autorização prévia da Secretaria Municipal da Causa Animal e Agricultura, com base no Código de Posturas do município. O projeto também define regras de higiene e manejo para evitar a proliferação de doenças.

Na mesma sessão, será votado o Projeto de Lei 46/2025, do Executivo, que propõe a criação de funções gratificadas para servidores efetivos de nível médio ou superior. Caso aprovado, o texto terá efeitos retroativos a 1º de abril de 2025.

Também está na pauta o PL 56/2025, do vereador Victor Santos (MDB), que será lido e encaminhado às comissões. A matéria propõe a criação do Programa de Ensino de Noções Básicas sobre a Lei Maria da Penha nas escolas do município, como forma de combater a violência contra a mulher por meio da conscientização desde a educação básica.

A sessão poderá ser acompanhada ao vivo, a partir das 10h, pelo Facebook da Câmara Municipal de Búzios e pelo canal oficial no YouTube.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Encenação da Paixão de Cristo retorna à Praia de Imbetiba, em Macaé

Barra de São João recebe Circuito Sesc Jazz & Blues com artistas do Brasil e dos EUA

Búzios sediará Campeonato Brasileiro de Vela Oceânica durante a Búzios Sailing Week 2025

Longa-metragem nacional com Débora Falabella tem cenas gravadas em Cabo Frio com apoio da Prefeitura

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!