Search
Degradê com CSS

Câmara analisa PL que propõe uso obrigatório de materiais recicláveis no Festival Gastronômico de Búzios

A proposta é de autoria do vereador Anderson dos Santos Chaves (Republicanos)
Outro ponto de destaque é a regulamentação do material publicitário relacionado ao evento / foto divulgação
Outro ponto de destaque é a regulamentação do material publicitário relacionado ao evento / foto divulgação

A Câmara Municipal de Búzios analisa um projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade do uso exclusivo de materiais recicláveis, biodegradáveis ou reutilizáveis nas barracas e estruturas do Festival Gastronômico de Búzios. A proposta é de autoria do vereador Anderson dos Santos Chaves (Republicanos).

O projeto também veda expressamente o uso de materiais não recicláveis / foto divulgação

De acordo com o texto do vereador, os expositores, fornecedores e organizadores do evento deverão apresentar, como condição para participação, um Plano de Gestão de Resíduos Sólidos. Esse documento deverá detalhar os materiais utilizados, as medidas de separação e destinação adequada dos resíduos, bem como parcerias com cooperativas de catadores ou empresas licenciadas para a coleta seletiva.

O projeto também veda expressamente o uso de materiais não recicláveis, como isopor e plásticos de uso único, sob pena de advertência, multa de até R$ 1 mil em caso de reincidência e até impedimento de participação em futuras edições do festival. Outro ponto destacado na proposta, é a regulamentação do material publicitário relacionado ao evento, que deverá ser impresso em papel reciclado ou certificado, utilizando preferencialmente tintas ecológicas e incluindo orientações sobre descarte correto.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente poderá emitir orientações técnicas e será responsável, junto à Secretaria de Turismo e Cultura, pela fiscalização da lei. Na justificativa, o vereador Anderson dos Santos Chaves ressalta que o Festival Gastronômico é um dos eventos mais tradicionais do município, atraindo milhares de visitantes a cada edição, mas também gerando grande volume de resíduos sólidos.

Segundo ele, o projeto busca reduzir o impacto ambiental do evento, estimular a economia circular e fortalecer a educação ambiental e a economia solidária, com benefícios também para trabalhadores locais. “Trata-se de uma iniciativa que alia cultura, turismo e meio ambiente, posicionando Búzios como um destino comprometido com práticas sustentáveis”, conclui o vereador. Caso aprovado, o projeto entrará em vigor a partir da próxima edição do Festival Gastronômico de Búzios.

Saiba mais sobre o projeto no link

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

O que atraiu prefeitos brasileiros para Israel?

Prefeito de Macaé anuncia saída por rota terrestre após ataques por entre Israel e Irã

Aula gratuita ao ar livre celebra o Dia Internacional do Yoga em Búzios

Prefeitos de Macaé e Nova Friburgo tentam deixar Israel após escalada do conflito com Irã

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!