De acordo com a Comsercaf, uma clínica odontológica foi responsabilizada pelo descarte irregular
A Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf) encontrou uma caixa com seringas, agulhas e frascos de medicamentos usados, que foram descartados de forma irregular, no Centro de Cabo Frio. A caixa foi localizada nesse domingo (19). A fiscalização da autarquia responsabilizou uma clínica odontológica e já enviou uma notificação.
Segundo o órgão, o caso será encaminhado para a Secretaria de Meio Ambiente e a Vigilância Sanitária, para que possam tomar as medidas cabíveis. O material foi recolhido e levado para o Aterro Sanitário Dois Arcos para ser incinerado.
“A Comsercaf não possui servidores com poder de multa, mas os órgãos competentes serão acionados. Os responsáveis expuseram a população e os nossos coletores a um grande risco de contaminação. O material pôde ser identificado rapidamente, porque o recolhimento foi realizado durante o dia por uma caminhonete que utilizamos para fazer o repasse do lixo, mas se a coleta fosse feita somente à noite, o risco de alguém se acidentar com esse material infectante seria ainda maior”, comenta Dario Guagliardi, presidente da companhia.
O descarte de resíduos hospitalares devem ser feito de forma correta, pois estes materiais apresentam um alto risco contaminação.
De acordo com a Comsercaf para ter acesso a coleta de lixo hospitalar, basta se cadastrar na autarquia. Nas principais clínicas e hospitais do município, a coleta é feita diariamente. Já nos pequenos ambulatórios, o recolhimento é programado de acordo com a necessidade de cada um. Segundo o órgão, após o recolhimento, o lixo é encaminhado ao aterro sanitário para que seja incinerado.