Não é comum utilizar café no preparo dos alimentos, nem harmonizar pratos gourmet com bebidas que contém esse elemento. Porém, o resultado pode ser deliciosamente surpreendente. É com esse intuito que a barista, Adriana Valinhas, do Languagecafé e o chef Pedro Rodrigues do Bartrô Restaurante e Bistrô organizaram em Rio das Ostras o 2º Festival Inverno de Sabores.
O evento que vai até dia 30 de julho tem como objetivo popularizar a culinária gourmet oferecendo workshops de gastronomia e um cardápio preparado especialmente para o evento. O Festival Inverno de Sabores veio para mostrar a Rio das Ostras que nem só de sopa e fondue se vive na estação mais fria do ano.
O chef Pedro Rodrigues do Bartrô Restaurante e Bistrô usou quatro proteínas diferentes para elaborar o cardápio – carne, camarões, peixe e cogumelos. Cada prato cuidadosamente criado para satisfazer o cliente, que conta ainda com uma carta de vinhos que harmoniza bem com as receitas, deliciosas sobremesas e a boa trilha sonora personalizada do simpático bistrô.
A barista Adriana Valinhas, idealizadora do Languagecafé, criou uma cafeteria singular especializada em diversos modos de preparo do café de marca própria e registrada, e para o Inverno de Sabores elaborou bebidas com café, chocolate e chá, harmonizadas com especiarias, biscoitos e mini pães.
De acordo com o chef Pedro Rodrigues, o coração da comida é o tempero e esse festival propõe encarar o café que, apesar de não usual, tempera a comida como uma nós moscada. “A gama de sabores que o café oferece é muito grande. Gastronomia é isso, liberdade e conjunto de sabores. E o café é um excelente componente para se temperar, principalmente nesse inverno”.
A barista Adriana Valinhas também explica sua interpretação da relação entre o café e a culinária que seu nicho pretende abordar. Segundo ela, o festival é como se fosse uma troca. “O café sendo utilizado no pratos preparados pelo Pedro e as especiarias, como o cardamomo, canela e nós moscada, por exemplo, que são normalmente usados na comida eu levo para as bebidas e cafés gourmet, até mesmo nos gelados.
Recepção do público
A segunda edição do Festival Inverno de Sabores está tendo uma aceitação muito boa do público que tem ido aos estabelecimentos com assiduidade. E os itens mais pedidos do cardápio está sendo o prato “Serramar”, do Bartrô Bistrô e Restaurante, que leva espaguete Barilla, creme de leite fresco, funghi secchi, cebola, café e cogumelo Paris. Uma das principais bebidas do Language Café são os Black&White Chocolates, que são chocolates brancos ou pretos cremosos e temperados com especiarias.
“Os clientes sempre recebem muito bem o festival então tenho como tradição inserir o prato mais pedido no cardápio regular do Bartrô. Além de apresentar e popularizar novos sabores esse também é um dos papéis desses eventos”, comenta o chef Pedro.
Adriana Valinhas também conta que há um grande crescimento na procura pelos estabelecimentos durante e após os eventos que os lugares sediam. “São vários benefícios que os festivais oferecem. O preço, a comida diferenciada e o conceito sempre atraem mais público. No Language Café eu percebo um aumento de 50% na frequência. São pessoas que nunca tinham vindo, mas graças ao evento vêm. Há um despertar na curiosidade e vontade de prestigiar nossos estabelecimentos”, afirma a barista.
Oficinas
Outro diferencial do Festival Inverno de Sabores são os workshops oferecidos pelos organizadores. A barista e proprietária do Language Café concedeu no último dia 7 de julho uma oficina onde mostrou todo o seu conhecimento sobre drinks com café. Já no próximo sábado, dia 15, Pedro Rodrigues é quem vai falar sobre o café. Porém, desta vez como tempero, e demonstrar como se usa numa das receitas do cardápio do Festival, “combinada” com uma bebida criada exclusivamente para esse prato no Languagecafé.
“As oficinas oferecem uma verdadeira imersão na prática da gastronomia. E realmente ensinam todos os detalhes sobre a preparação dos itens mencionados. Tanto eu, quanto o Pedro vamos esclarecer todas as dúvidas relacionadas e deixar os interessados interagirem com a preparação”, assegurou a barista Adriana.