O Requerimento 485/2018 em que solicita o Executivo a possibilidade de cadastrar todos os servidores públicos municipais no Programa Macaé Cidadão foi aprovado pela Câmara de Vereadores da cidade, garantindo-lhes o benefício da passagem a R$ 1, tendo como comprovante o seu contracheque, independente de residir fora de Macaé.
Os parlamentares vêm apresentando propostas de alguns ajustes para este cadastramento, que restringe aos moradores do município, com o objetivo de contribuir com o governo nas melhorias desse programa, inclusive com sugestões dos próprios usuários que pontuaram fragilidades no cadastramento.
Segundo o vereador Marcel Silvano (PT), que neste pleito concorre a candidato a deputado estadual, ainda que residam fora do município, os servidores municipais são trabalhadores que dependem do transporte para prestar serviços públicos para a população macaense.
“Os servidores fazem parte da dinâmica do município e atuam em todas as áreas do serviço público. A gente já percebeu fragilidades desse cadastramento e estamos no papel de tentar ajustar. O que estamos buscando é que o governo avalie essa possibilidade e que seja sensível à questão dos servidores dando-lhes esse direito”, defendeu Marcel.
O vereador também defende que esse direito seja garantido aos estudantes que também residem fora. Citou como exemplo, dos alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF), que está sendo usado pela Prefeitura como espaço para efetuação do cadastramento dos usuários de transporte no programa.
“Eu recebi um estudo de técnicos do Serviço Social do IFF, no qual diz que 50% dos estudantes utilizam a passagem subsidiada e que se não for assim, terão dificuldades para continuar seus estudos”, lamentou o vereador.
O Requerimento segue para apreciação do Executivo e Marcel ressalta que aguarda resposta e iniciativa do próprio Governo quanto a esta sugestão e outras apresentadas pelo Legislativo.