Search
Degradê com CSS

Cabo Frio zera internações por covid-19 nas UPG’s da rede municipal de saúde

WhatsApp-Image-2021-10-01-at-6.07.53-PM

Última pessoa internada em Unidade de Pacientes Graves recebeu alta para a enfermaria nesta terça-feira (23)

Pela primeira vez, desde o início da pandemia, a rede pública municipal de saúde de Cabo Frio zerou o número de internações por covid-19 nos leitos de UPG (Unidade de Pacientes Graves). O último paciente que estava internado em UPG foi transferido para enfermaria nesta terça-feira (23).  

Segundo o secretário de Saúde, Felipe Fernandes, esse marco é resultado do conjunto de medidas implantadas pelo governo municipal para o controle do coronavírus.

De acordo com ele, o esquema de testagem em massa implementado na cidade possibilitou, em muitos casos, a detecção precoce da doença, permitindo a antecipação dos cuidados necessários e intervenções imediatas de isolamento.

“Até o momento, já realizamos 22.213 testes RT-PCR, destes 9.778 foram detectáveis. Já os testes rápidos foram 13.307 exames, sendo 6.095 reagentes. Nossa taxa de casos positivos caiu 24% comparada ao mês de abril”, explica o secretário de Saúde, Felipe Fernandes.

Os testes de detecção do vírus podem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia Saúde da Família (ESF) e na tenda de triagem na UPA.

Além do monitoramento constante da situação epidemiológica do município realizado pela Secretaria de Saúde, a melhoria do quadro de internações se deve também ao avanço da vacinação. A cidade está com 90% da população imunizada com a primeira dose da vacina. Com o ciclo completo de imunização, já são 66% do público alvo determinado pelo Ministério da Saúde.

O secretário de Saúde, Felipe Fernandes, ressalta que é preciso cumprir o calendário vacinal com todas as doses. Por isso, quem perdeu o prazo para a segunda dose, e quem está no período para a dose de reforço, deve comparecer a um dos postos que fazem a imunização.

“A segunda dose é muito importante, pois aumenta a proteção contra a covid-19 e ajuda a prolongá-la. O estoque de imunização é separado em primeira e segunda dose, e as vacinas ficam reservadas. O avanço da imunização é uma ação conjunta e conta também com cada cidadão que se vacina conforme o calendário, tomando todas as doses da vacina”, diz Felipe.

Neste momento, a cidade dá continuidade para imunização da segunda dose em pessoas que estão no período, ou que perderam o prazo, e aplicação da dose reforço em pessoas com 50 anos ou mais, e profissionais de saúde que tenham se imunizado com as duas doses há mais de cinco meses na cidade.  

Além deste grupo, Cabo Frio segue realizando a repescagem em pessoas acima de 12 anos que ainda não tomaram a primeira dose da vacina. O calendário completo é divulgado no site www.cabofrio.rj.gov.br.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios sediará Campeonato Brasileiro de Vela Oceânica durante a Búzios Sailing Week 2025

Longa-metragem nacional com Débora Falabella tem cenas gravadas em Cabo Frio com apoio da Prefeitura

Câmara de Búzios aprova reajuste para servidores e criação de novas gratificações

Decisão da Interfarma de vetar congressos em Búzios gera reação e mobilização de autoridades locais

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!