Search
Degradê com CSS

Cabo Frio zera castrações de animais do Canil Municipal

O município é a cidade teste do projeto RJPET. Foto Divulgação.
O município é a cidade teste do projeto RJPET. Foto Divulgação.

Cidade é primeira do estado a acabar com as filas por meio de uma parceria com o governo do estado

Cerca de 250 cães e gatos que vivem no Canil Municipal de Cabo Frio foram castrados nas últimas semanas. A ação faz parte do programa RJPET 100.000 Castrações, que vai castrar cães e gatos resgatados por protetores independentes, ONGs e pessoas físicas em todo o território fluminense. Os procedimentos são custeados pelo governo do estado, por meio da Subsecretaria Estadual de Proteção Animal (RJPET), com a execução dos procedimentos em clínicas privadas credenciadas.

A iniciativa em Cabo Frio, feita em parceria com a prefeitura local, acabou com a fila de castrações que ainda existia no canil, localizado em Tamoios. Os procedimentos foram realizados em uma clínica veterinária particular conveniada ao programa.

“Cabo Frio foi o primeiro município fluminense a zerar as castrações de animais do abrigo público. É uma satisfação ver esses resultados tão rápidos. Estamos em todos os municípios e vamos seguir trabalhando para cumprir a meta de 100 mil castrações até 2022”, disse Marcelo Queiroz, secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, pasta à qual RJPET é vinculada.

 A castração é um procedimento cirúrgico seguro e eficiente, que contribui para o controle de natalidade e para diminuir a incidência de animais abandonados nas ruas. Além disso, também colabora para evitar diversas doenças em cães e gatos. Para o prefeito José Bonifácio, a castração é um ato de cuidado e respeito com os animais.

“Firmamos essa parceria com o governo do Estado e estamos apenas começando a colher os benefícios. Gostaria de agradecer ao secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz, que foi fundamental para a realização da parceria. Agora, o objetivo é ampliar o trabalho para chegar a um número cada vez maior de animais que precisam do procedimento”, afirma o prefeito.

Protetores de animais cadastrados junto ao programa podem inscrever animais para serem castrados com a verba estadual. Para fazer a inscrição, o protetor deve enviar para o e-mail [email protected] os seguintes documentos: identidade com foto; comprovante de residência no Estado do Rio; declaração de um médico veterinário reconhecendo o trabalho de protetor realizado; documentos que comprovem a prática; dados completos do local de acolhimento dos animais; telefone e e-mail para contato.

Os protetores formais podem solicitar a castração de até oito animais por mês. Moradores cadastrados pelo CPF terão direito a solicitar uma castração mensal. Diariamente serão disponibilizadas de 25 a 30 vagas para a castração animal.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeitura de Búzios inicia vacinação contra gripe com foco em grupos prioritários

Caiçaras de Búzios visitam pontos turísticos e compartilham histórias com guias locais

Ferrugem é atração confirmada no Festival da Lula em Arraial do Cabo

Associção de moradores promove mutirão de limpeza com alunos da rede municipal na praia de Manguinhos em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!