Pular para o conteúdo
Search

Cabo Frio terá prêmio Luiza Mahin Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, celebrado nesta quinta-feira (25), a Coordenadoria Geral de Igualdade Racial (Cogepir) realiza o 1° Prêmio Luíza Mahin. O evento tem o objetivo de promover reflexão sobre a causa e homenagear mulheres negras da região que contribuem para resgate da cultura afro-brasileira. A programação acontece a partir da 19h no Museu e Casa de Cultura José de Dome (Charitas). A entrada é gratuita.

Ao todo, 20 personalidades femininas negras engajadas no resgate das tradições da cultura afro-brasileira serão homenageadas. A programação vai contar com apresentação musical da cantora sambista, Leny Moraes, exposição de artesanatos e apresentação da Companhia de Teatro Coletivo Bizum. Esse é o primeiro evento realizado pela Coordenadoria de Igualdade Racial, criada após a recente reforma administrativa.

Segundo a coordenadora da pasta, Raphaela Fallove, o Prêmio Luíza Mahin trata-se de uma política de ação afirmativa fazendo com que essas mulheres ganhem notoriedade, valorização e reconhecimento, promovendo assim a Igualdade Racial.

“São mulheres, agricultoras, artesãs, mães, guerreiras, assim como Luíza Mahin, que quebrou paradigmas, estereótipos. A nossa maior riqueza é a ancestralidade e essas mulheres são exemplos de luta, perseverança e esperança”, destacou a coordenadora.

Luíza Mahin foi uma africana guerreira que teve importante papel na Revolta dos Malês, na Bahia. Lutou contra a escravidão, foi articuladora de revoltas e levantes de escravos que sacudiram a então província baiana, nas primeiras décadas do século XIX. Hoje está no rol de personalidades negras que marcaram história.

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha foi instituído em 25 de julho de 1992, no I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas. O objetivo do evento era dar visibilidade e reconhecimento a presença e a luta das mulheres negras. É considerado um marco internacional da luta e resistência da mulher negra contra a opressão de gênero, o racismo e a exploração de classe.

O Charitas fica localizado na Avenida Teixeira e Souza, 855, no Centro.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.