A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) oferecerá a partir de 2023 cursos de graduação em medicina, geografia e ciências ambientais em Cabo Frio. O lançamento será nesta sexta-feira (10), às 17h, no Hospital Universitário Hesio Cordeiro (HURHC), no Jardim Flamboyant, que é administrado pela instituição.
Os cursos de geografia serão licenciatura e ciências ambientais bacharelado. A previsão é que o vestibular seja realizado em dezembro deste ano, em exame único, com 60 questões objetivas e prova de redação.
A cerimônia de lançamento contará com a presença do governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, João Carrilho, do reitor em exercício da Uerj, Lincoln Tavares Silva, e autoridades locais.
O Hospital Universitário Hesio Cordeiro fica na Rua Arízio Gomes da Costa, 186, Jardim Flamboyant.
seis meses de funcionamento do HURHC
O Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro (HURHC) está completando seis meses de funcionamento em Cabo Frio nesta quinta-feira (9). A unidade começou a funcionar em 9 de dezembro, quando recebeu os quatro primeiros pacientes para internação. Apesar de ter uma infraestrutura com potencial para internação de até 50 pessoas, por conta de algumas limitações em serviços e equipamentos técnicos disponíveis, atualmente 18 leitos clínicos estão aptos ao funcionamento.
De acordo com o balanço da unidade, desde a abertura já foram 108 pacientes atendidos. Da Região dos Lagos, aqueles que se encontram internados são de Cabo Frio (principalmente de Tamoios, no segundo distrito), Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, além de Rio das Ostras, na Baixada Litorânea. Há pacientes também de fora da região sendo atendidos, oriundos da capital Rio de Janeiro, Maricá – na região metropolitana, Petrópolis e Campos.
Segundo o diretor-geral da unidade, Francisco Barbosa, a expectativa é que até o final do ano o hospital consiga realizar cirurgias eletivas.
A unidade funciona sob o Sistema Estadual de Regulação (SER), responsável por garantir o acesso ágil e justo aos leitos hospitalares, sendo que, atualmente, a maioria dos pacientes internados é do município cabo-friense.