Pular para o conteúdo
Search
Imagem: Reprodução

Dentre as competências estão constituição e assessoria de condomínios industriais, estímulo às atividades de desenvolvimento econômico, social, comercial, industrial, logístico e turístico

O prefeito Dr. Adriano Moreno sancionou a Lei 3.199, que autoriza a criação da Companhia de Desenvolvimento do Município de Cabo Frio (CODESCAF). A regulamentação foi aprovada pela Câmara de Vereadores e foi divulgada no jornal de publicações oficiais do governo deste sábado (6). 

A CODESCAF é vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e tem como objetivo promover o fomento de políticas públicas de industrialização e desenvolvimento econômico do município e estimular os investimentos de infraestrutura produtiva, econômica e social, contribuindo para o crescimento sustentável por meio da prospecção de oportunidades de negócios, geração e manutenção de empregos e renda.

Dentre as competências da companhia estão a promoção de operações urbanas consorciadas para implantação e desenvolvimento de empreendimentos, constituir e assessorar a criação de condomínios industriais, centros empresariais ou de desenvolvimento de qualquer atividade econômica;  estimular atividades de desenvolvimento econômico, social, comercial, industrial, logístico, turístico, ecológico, agropecuária e pesqueiro; promover treinamentos voltados para o desenvolvimento profissional e gerencial.

“Além de uma conquista de Cabo Frio, a CODESCAF se torna um ganho para toda a Região dos Lagos, uma vez que poderemos realizar projetos conjuntos, atendendo assim uma demanda e trazendo o desenvolvimento de forma regional. As ações ganharão proporção maior uma vez que não ficarão limitadas apenas ao nosso município. A conquista é nossa, mas o ganho é para toda a Região dos Lagos, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Pereira.

Um dos principais desafios da gestão pública é o desenvolvimento sustentável. Para isso é necessário um alinhamento estratégico entre as dimensões sociais e econômicas. A necessidade constante da melhoria da capacidade de atendimento quantitativo e qualitativo por parte do Poder Público traduz-se em ampliação de serviços públicos, como a saúde, educação, limpeza e conservação e garantia da segurança e do bem-estar social e tudo isso só é possível quando existem divisas fortes e capacidade de investimento.

Infelizmente, em regra geral, esse não é o cenário encontrado na maior parte das administrações. Problemas relacionados à base de arrecadação, dependência acentuada de recursos advindos de repasses e heranças como endividamento e desequilíbrios na alocação de mão de obra no setor público formam uma equação de difícil resolução.

Para romper esse ciclo, considera-se necessário incorporar ao Poder Público estruturas e instâncias de governança que, respeitadas as peculiaridades e obrigações, são análogas aos mais modernos padrões de eficiência e gestão estabelecidos no âmbito privado. Assim, nasce a proposta da criação da Companhia de Desenvolvimento de Cabo Frio.

A missão é planejar adequadamente o desenvolvimento da cidade, tornando-se um interlocutor qualificado com o setor privado e atuando de modo efetivo na captação de oportunidade de novos negócios e de investimentos. Desse modo, a companhia tem como premissa maximizar a atração de divisas com o menor custo operacional, tendo em vista sua natureza de economia mista.

“É com esse entendimento e com a consciência desse grande desafio que a companhia pretende construir um novo momento econômico para Cabo Frio, e são muitas as metas possíveis como a ativação do Polo de Desenvolvimento que vai possibilitar a instalação de empresas na cidade, além de outras iniciativas para a atração de novos negócios na cadeia produtiva do turismo, da economia criativa e solidária. Isso significa, na prática, mais recursos, mais empregos e a recuperação da capacidade do Poder Público em investir ainda mais no seu principal ativo: as pessoas”, explicou o prefeito Dr. Adriano Moreno.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.