Wi-Fi foi instalado na Praça de São Cristóvão e já está disponível para a população
A Praça de São Cristóvão, em Cabo Frio, agora conta com internet gratuita. Essa é a primeira praça pública da cidade com Wi-Fi disponível para a população. A instalação foi feita no domingo (29) e já está com sinal disponível para uso.
A iniciativa foi viabilizada pela empresa Via Nova Telecom por meio do Programa Adote uma Praça, baseada na Lei 3.132/2019 e terá custo zero para o município. A parceria foi intermediada pelas secretarias Adjuntas de Ciência e Tecnologia e de Tecnologia da Informação, que fez a instalação técnica.
“Considero um grande avanço para o município e um marco histórico, pois é a primeira praça conectada da cidade, de forma livre e gratuita. Demos esse pontapé inicial e a partir de agora a conexão Wi-Fi das praças ficará a cargo da Secretaria de Governo, como parte do programa praça da gente, com o qual estaremos à disposição para colaborar. Meu sonho é fazer de Cabo Frio uma cidade inteligente e totalmente conectada”, destacou o secretário adjunto de Ciência e Tecnologia. Rafael Peçanha.
A chegada da internet é mais uma benfeitoria para a praça que recebe, este mês, pintura das quadras, limpeza e outros reparos.
Sobre o Programa Adote uma Praça
O Programa Adote uma Praça é baseado na Lei 3.132/2019 que permite a celebração de um termo de cooperação entre município e particulares. É desenvolvido com a participação espontânea de pessoas físicas ou jurídicas, interessadas em urbanizar, manter, organizar e embelezar os logradouros, mobiliários urbanos e áreas públicas.
Os objetivos são qualificar, requalificar, embelezar e conservar os mobiliários urbanos e as áreas públicas; promover ações urbanas comunitárias visando desenvolver o senso de pertencimento e a qualidade de vida da população local; promover marcos urbano através da dinâmica de utilização dos logradouros públicos com consequente aumento da segurança; desenvolver o conceito de responsabilidade social e de meio ambiente consciente; estimular a comunidade a apresentar propostas que atendam suas demandas e expectativas para o local e para o município; e alcançar a função social da cidade, com ética urbana, proteção do ambiente urbano e promoção da qualidade de vida.
Confira a lei na íntegra clicando aqui.