Pular para o conteúdo
Search

Cabo Frio tem Disk Apreensão para resgate de animais de grande porte

Serviço funciona de segunda a sexta, pelo WhatsApp (22) 99891-0933

A população de Cabo Frio tem um novo meio de denunciar ocorrências de cavalos e outros animais de grande porte soltos nas vias públicas da cidade. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, acaba de criar o Disk Apreensão, para o recebimento desse tipo de chamado.

Criado para agilizar a comunicação entre os moradores e o poder público municipal, o serviço funciona pelo WhatsApp (22) 99891-0933, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Nos fins de semana e feriados, o atendimento será feito somente em casos considerados emergenciais. O canal não recebe ligações, somente mensagens de texto e áudios.

Em razão da capacidade limitada de atendimento e recebimento dos animais na Fazenda Campos Novos, a secretária de Agricultura e Pesca, Katyuscia Brito, avisa que a prioridade é para as apreensões nas vias públicas e às margens de rodovias, por ocasionar riscos ao tráfego de veículos; e para o resgate de animais feridos ou vítimas de maus tratos.

“Sabemos que há centenas de animais soltos no município e a gente não tem condição de apreender todos. Infelizmente, muitos proprietários de animais de grande porte não têm um sítio, uma fazenda, ou sequer uma baia alugada, e querem criar esse animal solto na rua ou pastando em via pública. A causa animal é de responsabilidade tanto da população quanto do poder público”, destaca a secretária.

A criação do Disk Apreensão é um importante avanço nos esforços da Secretaria de Agricultura e Pesca que, somente em janeiro deste ano, resgatou 22 animais de grande porte soltos nas vias e logradouros públicos de Cabo Frio. Em todo o ano de 2022, foram recolhidos 156 animais nas mesmas condições. A permanência e a circulação de animais soltos nas vias públicas de Cabo Frio são proibidas pela Lei Municipal n° 3.622/2022.

O proprietário que tiver o animal recolhido deve ir até a Fazenda Campos Novos, no prazo de sete dias, a partir da data da apreensão. A retirada do animal será realizada mediante o pagamento de multa, por meio do Documento de Arrecadação Municipal (DAM), junto à Secretaria de Fazenda.

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Búzios apresenta programação especial para o feriadão

Argentina vota contra resolução da ONU sobre prevenção da violência contra mulheres e meninas

Descubra como o yoga fortalece a saúde do homem

STJ permite cultivo de cannabis para fins medicinais em decisão histórica

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!