Medida segue recomendação da Anvisa. A bula atual do imunizante contra a Covid-19 não recomenda a aplicação em gestantes sem orientação médica
A partir desta terça-feira (11), a Prefeitura de Cabo Frio irá suspender, a aplicação da vacina AstraZeneca/Fiocruz contra a Covid-19 em gestantes. De acordo com o órgão, a medida diz respeito à recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que reforça a indicação da bula da atual vacina, a qual não recomenda o uso da vacina por gestantes sem orientação médica.
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro enviou para Cabo Frio somente vacinas da AstraZeneca/Fiocruz para imunização de gestantes com comorbidades. Desta forma, a vacinação das gestantes com comorbidades ficará suspensa no município.
A Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio afirma aguardar orientação do Ministério da Saúde para prosseguir com a imunização deste grupo prioritário. Assim como a orientação sobre a aplicação da segunda dose para as gestantes com comorbidades que já receberam a primeira dose da AstraZeneca/Fiocruz, na semana passada.
O Município confirma que, até o momento, não há relatos de reações adversas em decorrência da vacina deste laboratório na cidade. Informa também que não há mudança no esquema de vacinação para os demais grupos prioritários listados pelo Ministério da Saúde até o momento.