Search
Degradê com CSS

Prefeito de Cabo Frio suspende Moeda Itajurú após encontrar irregularidades no programa

Segundo Dr. Serginho, 1.500 beneficiários no programa apresentavam cadastros “totalmente inconsistentes”
Entre os 3.000 registros restantes, mais de uma centena envolvia moradores de outros municípios e até pessoas já mortas / foto divulgação
Entre os 3.000 registros restantes, mais de uma centena envolvia moradores de outros municípios e até pessoas já mortas / foto divulgação

O prefeito de Cabo Frio, Sérgio Luiz Costa Azevedo Filho, o Dr. Serginho, denunciou, em vídeo publicado nas redes sociais nesta última terça-feira (20), graves irregularidades no programa de transferência de renda Moeda Social Itajurú, criado na gestão do ex-prefeito José Bonifácio e mantido pela ex-prefeita Magdala Furtado.

O prefeito afirmou que a auditoria está em fase final / foto redes sociais

Segundo o prefeito, dos 4.500 beneficiários cadastrados no programa, 1.500 apresentavam cadastros “totalmente inconsistentes”, o que impossibilitou qualquer análise adequada. Segundo Dr. Serginho, uma auditoria feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social identificou desvios e fraudes no cadastro de beneficiários, comprometendo a transparência do projeto. O programa está temporariamente suspenso e será reformulado. Entre os 3.000 registros restantes, mais de uma centena envolvia moradores de outros municípios e até pessoas já mortas. “Posso citar aqui pessoas de Belford Roxo, Japeri, Nova Iguaçu, São Pedro da Aldeia, Guapimirim,Búzios.Um verdadeiro absurdo com dinheiro de quem mais precisa”, criticou.

O prefeito afirmou que a auditoria está em fase final e que todos os documentos apurados estão sendo encaminhados ao Ministério Público (MP) e ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCERJ). Dr. Serginho também se comprometeu a lançar um novo programa social com critérios mais rigorosos de controle e fiscalização. “Esse é um programa para quem realmente precisa, independentemente de quem apoia a gente ou não apoia. Vamos restabelecer o programa para ele chegar a quem realmente precisa, e não para atender a cabo eleitoral”, reforçou.

O prefeito finalizou dizendo que a nova versão do benefício será construída com responsabilidade e comprometimento com o uso correto dos recursos públicos. “Toda a documentação auditada está sendo enviada para o Ministério Público e para o Tribunal de Contas do Estado. A partir daí, a gente vai lançar um novo programa para atender você que mais precisa”, concluiu.

Durante a apuração, a Prefeitura também identificou que a gestão anterior rescindiu unilateralmente o contrato com a empresa E-DINHEIRO, responsável pelo sistema da moeda, e contratou emergencialmente a GREENCARD. Segundo o atual governo, os dados operacionais do sistema anterior foram apagados, dificultando a rastreabilidade e a transparência das ações. Todos os documentos levantados pela auditoria estão sendo enviados para o Ministério Público (MP) e para o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).

A Prefeitura informou que trabalha na criação de um novo modelo de assistência social, com critérios rígidos e ferramentas de controle para garantir que os recursos sejam direcionados exclusivamente à população em situação de vulnerabilidade.

Histórico do programa

O programa de transferência de renda ‘Moeda Social Itajurú’ foi lançado oficialmente no dia 29 de outubro de 2021, durante a gestão do então prefeito José Bonifácio. O projeto foi inspirado na moeda Mumbuca, de Maricá, e começou atendendo 500 famílias no bairro Manoel Corrêa. Cada beneficiário recebia mensalmente 200 Itajurús, equivalentes a R$ 200, para serem usados em comércios locais. A cerimônia de lançamento foi realizada no Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Professora Amélia Ferreira dos Santos Gabina.

Veja o link do vídeo divulgadio pelo prefeito Dr. Serginho no Instagram

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Escritora de Cabo Frio será a única brasileira a participar de Feira Internacional de Poesia na Romênia

Búzios oferece vagas de emprego para cozinheiro e auxiliar de serviços gerais

Professora de São Pedro da Aldeia será expositora na Bienal do Livro do Rio 2025

Instituto Dominus inicia projeto Global School com visita técnica à universidade nos EUA

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!