Pular para o conteúdo
Search

Cabo Frio registra queda de 80% nas vendas do comércio

Imagem: Reprodução

Empresários buscam retomada com reabertura do comércio

Mesmo com a queda de 80% nas vendas em todo o comércio de Cabo Frio, o empresariado acredita na reconstrução e retomada dos negócios. A presidente da Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio, Patrícia Cardinot entende que “quem gera dinheiro na cidade não é apenas o turismo. São as empresas no geral”. E para isso, defende a necessidade de uma reconstrução econômica fortalecendo todas as empresas existentes na cidade.

A empresária defende a necessidade de união em torno da economia. “Tivemos queda de 80% até 100% nas vendas, atingindo principalmente os setores de vestuário e prestadores de serviço. Por outro lado, vimos o crescimento nessa pandemia das vendas em farmácia e lojas de produtos de limpeza”, detalha.

Em pesquisa feita pela associação, 30% das empresas locais não retornaram às atividades, sendo que 10% se deve por falta de acordo entre os donos das firmas e os locadores dos imóveis em que estão estabelecidos. “Precisamos chegar a um entendimento, para que todos ganhem”, pontuou a dirigente empresarial.

A ACIA juntamente com associações comerciais de Friburgo e Nova Friburgo realizaram recentemente pesquisa junto ao empresariado e detectaram que, 72% do empresariado cabo-frienses estão incertos do amanhã diante das ações adotadas pela administração municipal, que hora libera e cancela a abertura das atividades comerciais, a cada subida dos casos de Covid-19.

Essa incerteza se reflete também nos índices de empregabilidade. Este ano, em Cabo Frio, foram contratadas 5.062 pessoas. Em contrapartida, as demissões estão na casa das 7.427. Com isso, a cidade contabiliza menos 2.427 postos de trabalho, que impacta significativa na economia, pois com esse desemprego, o efeito dominó se faz presente desde as vendas até no recolhimento de impostos, já que o desempregado não tem dinheiro para gastar ou pagar suas dívidas.

A associação para dar suporte ao empresariado local além de cursos, palestras, tornou-se uma facilitadora em conversações e acordos entre a prefeitura e a classe, assim como junto aos bancos, governos estadual e federal e também ao Sebrae e Firjan.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.