Ambientalistas e moradores da Praia do Peró vão aproveitar que haverá visita técnica, nesta sexta-feira (6), para apresentar as demandas do local
O 15º Workshop Anual do Programa Nacional Bandeira Azul começou nesta quinta-feira (5), com debates no auditório da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio. O evento segue nesta sexta (6), a partir das 9h, se estendendo com uma visita técnica na Praia do Peró, que há quatro anos mantém o selo ecológico. O encontro visa auxiliar na preparação da documentação necessária para a conquista da certificação para a temporada 2022/2023. A programação pode ser acompanhada de forma remota, através do Canal Bandeira Azul Brasil na plataforma do YouTube.
O evento é organizado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR) conta com a participação de representantes do Ministério do Turismo, da Secretaria de Meio Ambiente de Cabo Frio, Prefeitura de Niterói, Universidade Veiga de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), IDEXX, INEA, Sobrasa, ABEMA, Instituto Ambientes em Rede e Fundação Grupo Boticário.
Neste primeiro dia do evento estão sendo apresentados os critérios e regras estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE) para praias, marinas e embarcações de turismo receberem a certificação. Além disso, foi apresentado o programa “Brasil é a Nossa Praia!”, desenvolvido pelo Ministério do Turismo, que tem Cabo Frio como o único município da Região dos Lagos na lista de beneficiado com ações para implementação do Projeto Orla, do Governo Federal. Esse projeto consiste em uma ação de planejamento, de ocupação responsável do território em benefício do turismo e da comunidade local.
Para esta sexta-feira, último dia do Workshop, estão programadas atividades como mesas redondas sobre a balneabilidade das praias brasileiras e captação de recursos para a gestão de praias e atividades náuticas; visita técnica à Praia do Peró; e encerramento no hostel construído em contêineres com projeto sustentável.
Acompanhe online clicando aqui.
Visita técnica à Praia do Peró
Os ambientalistas e moradores da Praia do Peró, que defendem a preservação ambiental e que lutaram pela manutenção da certificação vão aproveitar a oportunidade para apresentar as demandas que deixaram de ser cumpridas pela Prefeitura, tais como: a redução de seis para um do quadro de “agentes azuis” (capacitados a fazer a fiscalização ambiental no trecho certificado); da falta de fiscalização e ordenamento da praia nos fins de semana e feriados do verão; do não cumprimento da promessa de construção de novos quiosques; da falta de saneamento básico no entorno da orla da Praia do Peró; e, da desativação do projeto Bike Orla, que era feito pela Guarda Civil Municipal.
Os moradores do Pontal do Peró também vão pedir a certificação da Bandeira Azul durante o evento.