A Prefeitura de Cabo Frio promove entre os dias 27 e 29 de setembro, o pré-cadastro para o Programa Moeda Social Itajuru nos bairros Chavão, Centro Hípico e Samburá, em Tamoios, voltado para idosos, gestantes e mulheres chefes de família. A ação acontece no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira, das 9h às 14h, e cada grupo terá um dia específico para atendimento.
Para idosos e gestantes do Chavão e do Centro Hípico, o pré-cadastro será feito na quarta (27). Na quinta (28), será a vez dos idosos e gestantes do Samburá. Na sexta (29), acontece o pré-cadastro para as mulheres chefes de família do Samburá.
Para participar do programa é necessário atender aos seguintes pré-requisitos: morar em Cabo Frio há pelo menos 2 anos; possuir o Número de Identificação Social (NIS), estar cadastrado no Cadastro Único e no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Santo Antônio, além de portar original e cópia do documento de identidade, CPF e comprovante de residência.
Atualmente, o programa de transferência de renda municipal está presente em 11 localidades, atende três mil famílias, possui 253 estabelecimentos cadastrados e já investiu mais de R$ 9 milhões, beneficiando a economia dos locais onde a Moeda está implantada.
A Moeda Itajuru foi criada para ser um auxílio financeiro para as famílias em vulnerabilidade social, para fomentar a economia local, já que os itajurus só podem ser consumidos nos estabelecimentos da localidade em que o beneficiário reside.