A cidade de Cabo Frio completa 403 anos de fundação na próxima terça-feira (13) e a prefeitura preparou uma programação para comemorar. Alvorada, hasteamento das bandeiras e retretas, entre outras atrações foram planejadas. Adriano Moreno, prefeito do município, explica que o momento é delicado. “Estamos no início da nossa caminhada frente ao governo municipal. E diante do cenário em que encontramos a cidade, precisamos fazer cortes e eleger prioridades, como colocar em dia o pagamento de todos os servidores, alguns com direitos trabalhistas em aberto desde 2005. Por esse motivo optamos por uma comemoração mais tradicional e familiar”, disse.
Na terça (13), a programação começa às 7h com alvoradas em Cabo Frio e Tamoios com as bandas Santa Helena e XIII de Novembro. Às 8h30 acontece a solenidade de hasteamento das Bandeiras em frente à Prefeitura com a presença de autoridades. Em seguida, às 9h, na Praça Porto Rocha, terá atividades com recreação e atendimento odontológico. A festa também terá a presença de Papai Noel: às 14h tem chegada do “bom velhinho” no Ginásio Poliesportivo de Tamoios, e às 17h na Praça Porto Rocha, no Centro de Cabo Frio. Encerrando a programação, às 19h tem retreta com as bandas XIII de Novembro e Santa Helena. Em Tamoios os músicos sairão do Ginásio, e em Cabo Frio da Praça Porto Rocha.
No dia 13, às 10h, acontece “Música na Fonte”, na Fonte do Itajurú com o músico Júnior Carriço, o grupo Capoeira Ilê, e participação do projeto “Vozes da Rua”. A entrada é gratuita e aberta ao público de todas as idades. O projeto “Caminhos da História Especial”, com trajetos a pé, de ônibus e de barco, pelos principais pontos turísticos e históricos faz parte da programação. A primeira modalidade de passeio começa na Praça Porto Rocha, às 9h, com embarques, de hora em hora, em ônibus para a visitação. O roteiro inclui Forte São Mateus, bairro da Passagem, São Bento e o Largo de Santo Antônio. As saídas acontecerão das 9h às 11h e das 14h às 16h.
O Caminhos da História Especial terá duas edições, uma às 10h e outra as 14h. A saída será da Praça Porto Rocha e segue contando a história da Igreja Nossa Senhora da Assunção, Charitas, Praça Dom Pedro II, Rua Érico Coelho, Convento Nossa Senhora dos Anjos, Fonte do Itajuru e Morro da Guia, com subida até a capela.
Câmara Municipal também comemora
A Câmara Municipal, em comemoração ao aniversário de 403 anos de Cabo Frio, realiza a Sessão Solene de entrega dos Títulos de Cidadão Cabofriense e das Medalhas Major Belegard, Victorino Carriço, Mérito Desportivo Jedihel Duarte de Azevedo e Daracy Dinuci Francisconi. A solenidade acontece no Salão Nobre do Paradiso Corporate Hotel, nesta sexta-feira (9) a partir das 20h. Serão entregues Títulos as pessoas que não nasceram em Cabo Frio, mas prestam relevantes serviços à sociedade cabofriense.
A polêmica fica por conta da entrega de cidadão cabofriense a Flávio Bolsonaro, filho do presidente eleito. No último mês de setembro, manifestantes impediram – em um primeiro momento –, que o título de cidadão fosse aprovado. Entretanto, a proposta do vereador Vaguinho (PPS) foi encaminhada para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A comissão deu como favorável e, nesta sexta-feira, o Flávio receberá o título cabofriense.