Segundo a Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento e do Programa Bandeira Azul, ocorreu na terça, 06 de fevereiro, a reunião de diversas entidades ambientais para uma ação de conscientização e educação ambiental na Praia do Peró. A iniciativa, que contou com a participação de voluntários, recolheu cerca de 20kg. O objetivo da atividade foi manter os padrões de qualidade da certificação internacional na praia.
Durante o evento, foram coletados 10 kg de microlixo, que são resíduos menores, incluindo plásticos, palitos de dente e de churrasco, embalagens de biscoitos, copos e talheres descartáveis, e bitucas de cigarro. A outra metade recolhida foi composta por materiais recicláveis como papeis, papelão, PET, latinhas e sacolas, que foram encaminhados para a Cooperativa de Materiais Recicláveis (Cooperben).
A ação contou com a participação de instituições como o Projeto Mar Sem Lixo, Projeto Albatroz, Instituto EcoVida; Instituto BW; Cooperativa de Materiais Recicláveis e Escola Municipal Evaldo Salles. Essas instituições forneceram informações importantes sobre a preservação das praias e destacaram a importância da Praia do Peró, que recebeu a certificação da Bandeira Azul pela sexta vez consecutiva.
O estudante Miguel Letieri, de 12 anos, explicou um pouco sobre a sua participação na coleta de resíduos da praia e fez um alerta para as pessoas que frequentam todas as praias de Cabo Frio. “As tartarugas marinhas sofrem com o lixo se ele chegar ao mar. Por isso, os piores inimigos das tartarugas são: canudos e plásticos”, alertou.
A coordenadora local do Programa Bandeira Azul, Luísa Rieth, reforça que ações de limpeza de praia são importantes para a conscientização e sensibilização das pessoas.
“Não vamos limpar a praia através de ações como essa, mas através delas chamamos atenção e provocamos a reflexão dos frequentadores sobre o seu próprio consumo, produção e descarte de lixo”, concluiu.