Em resposta à Prensa, Bonifácio falou sobre o atendimento em Tamoios e na Maria Joaquina, além dos novos respiradores nas unidades de saúde do município
Após o anúncio da Secretaria de Saúde de Cabo Frio sobre a necessidade de remanejar respiradores para atender a demanda de internações por Covid-19 na cidade, a Prensa entrou em contato com o prefeito, José Bonifácio (PDT) para entender melhor a situação da doença no município.
Nesse domingo (14), o Secretário de Saúde, Felipe Fernandes, anunciou que dois respiradores serão transferidos para a Unidade de Pronto de Atendimento de Tamoios, além de oito respiradores e seis camas fawler que serão levadas para o Hospital Municipal Otime Cardoso, no Jardim Esperança.
Em resposta aos questionamentos, Bonifácio explicou que a população do segundo distrito já utilizava o Hospital São José Operário e a unidade do Jardim Esperança como referências no tratamento da Covid-19.
Segundo o Prefeito, a UPA de Tamoios já possui dois respiradores e ainda irá receber um terceiro para reforçar a demanda. Já o primeiro conta com seis respiradores. Ele também ressaltou a importância de se valorizar não apenas os aparelhos, como também a equipe médica, que encontra-se exausta.
De acordo com Bonifácio, a intenção do governo municipal é remanejar o tempo para dar férias a uma parte da equipe de funcionários, visando entender o limite humano do trabalho. Ele explicou à Prensa que a vacinação tem começado às 10h, por conta carga horária pesada dos funcionários da saúde, que tem dado plantões durante a madrugada e precisam trabalhar no outro dia de manhã.
O prefeito ainda relatou que pretende solicitar 10 respiradores junto o setor privados, mas que esse processo leva tempo por conta das licitações necessárias.
Atendimento
O chefe do executivo garantiu que a população do segundo distrito e do bairro Maria Joaquina não precisam se preocupar. A população de toda a cidade está sendo atendida nos postos de saúde, com a atenção básica, e de acordo com cada caso, o paciente é conduzido ao isolamento domiciliar ou, se necessário, ao hospital, por meio de ambulâncias.
O Prefeito fará uma coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (15), às 16h na sede da Prefeitura. na ocasião, será comunicada mais informações sobre as medidas de combate ao vírus.