Search
Degradê com CSS

Cabo Frio pede participação da população para construção do Plano de Mobilidade Urbana

2º Reunião sobre Plano de Mobilidade Urbana acontece em Tamoios, distrito de Cabo Frio

A construção do Plano de Mobilidade Urbana de Cabo Frio está a todo vapor. Nesta terça-feira, (23), moradores e comerciantes do distrito de Tamoios participam de uma reunião com representantes da secretaria de Mobilidade Urbana para tratar sobre o assunto. O encontro acontece às 19h, no auditório do Centro Administrativo de Tamoios.

Esta será a segunda ação participativa promovida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cabo Frio; A primeira aconteceu na última semana no bairro Peró com moradores dos bairros vizinhos. O objetivo desses encontros é ouvir a comunidade na busca de soluções para assuntos relacionados ao trânsito, estacionamentos, transporte público, ciclovias, acessibilidade e pedestres.

“Precisamos ouvir quem vive nos bairros e conhecer as peculiaridades de cada local para a construção organizada e democrática do plano. Neste primeiro momento estamos pontuando algumas situações junto aos moradores para que possamos planejar as medidas necessárias”, explicou o Secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Branco, lembrando que serão agendadas, ainda, reuniões no Centro, São Cristóvão e Jardim Esperança.

Além dos encontros presenciais, os cabo-frienses podem participar da construção do Plano de Mobilidade Urbana da cidade, de forma online. O Departamento de Trânsito e Transportes (ENGETTRANS) da Secretaria de Mobilidade Urbana lançou uma pesquisa na internet para ouvir os moradores.

Para participar basta responder as perguntas do questionário disponível no endereço eletrônico. A plataforma solicita informações como e-mail, nome e sobrenome, idade, gênero, renda familiar, escolaridade, além do tipo de residência e bairro onde mora, estuda, faz compras e utiliza para lazer. Também é preciso informar as necessidades de mobilidade e acessibilidade e sugerir como é a cidade esperada para os próximos anos.

Esses dados serão compilados pela equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana e integrados ao Plano de Mobilidade. Segundo o secretário da pasta, Mauro Branco, toda população deve colaborar para construção de uma cidade melhor.

“Esta pesquisa é de extrema importância para definir estratégias e melhorias para a nossa cidade. É uma longa empreitada e vamos precisar da ajuda de todos. É muito importante que todos compartilhem experiências para melhorar a mobilidade da nossa cidade, e para isso a pesquisa é fundamental, porque vai identificar como está a mobilidade nos bairros e como é o deslocamento pelo município”, destacou.

O calendário das ações de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Cabo Frio prevê ainda uma série de outras ações, como pesquisas complementares, eventos técnicos (com especialistas) e reuniões setoriais (sociedade civil organizada). A previsão é que a definição das propostas aconteça em abril. Após a consolidação do Plano em forma de Projeto de Lei (PL), ele será encaminhamento à Câmara Municipal de Vereadores para aprovação.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios sediará Campeonato Brasileiro de Vela Oceânica durante a Búzios Sailing Week 2025

Longa-metragem nacional com Débora Falabella tem cenas gravadas em Cabo Frio com apoio da Prefeitura

Câmara de Búzios aprova reajuste para servidores e criação de novas gratificações

Decisão da Interfarma de vetar congressos em Búzios gera reação e mobilização de autoridades locais

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!