Primeira fase da pesquisa inicia nesta quarta (1)
Cabo Frio participa de uma pesquisa para identificar por amostragem quantas pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus. O projeto “Inquérito de Soroprevalência da Covid-19” tem por objetivo descobrir qual a relação entre contaminação e pacientes assintomáticos e será realizado em seis etapas. A primeira acontece nesta quarta (1) e quinta-feira (2), no Laboratório Municipal de Análises Clínicas, ao lado do Pronto Atendimento Médico (PAM), em São Cristóvão. Os exames realizados serão teste rápido, coleta de sangue e coleta de swab nasal.
A ação é realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen/RJ). Em cada etapa da pesquisa serão realizadas 100 coletas, que deverão ser pré-agendadas através do 0800 022 1160, em horário comercial, das 8 às 17h.
As 100 vagas para a primeira etapa já foram preenchidas e as vagas para as próximas etapas serão preenchidas na véspera de cada ação. O público-alvo são pessoas com idade acima de 18 anos, com sintomas gripais ou não. Os voluntários deverão levar carteira de identidade e CPF. O projeto é dividido para três localidades: Centro, Jardim Esperança e Tamoios.
Para evitar aglomeração os voluntários deverão obedecer ao horário de agendamento, mantendo as recomendações sanitárias vigentes no município, como uso de máscaras. A pesquisa pretende estimar a real letalidade e identificar o número de suscetíveis ao vírus para direcionar novas estratégias para planejar a volta gradativa das atividades na cidade. O projeto já acontece em outras cidades do Estado e, além de Cabo Frio, o município de Saquarema também receberá a pesquisa.