Com o aumento de pessoas internadas, Secretaria de Saúde confirma transferência de respiradores para o Hospital do Jardim Esperança e UPA de Tamoios
A situação do contágio de Covid-19 em Cabo Frio é preocupante. O município têm registrado a ocupação de leitos de CTI acima de 90% nos últimos dias. O Gabinete de Soluções anunciou que fará a transferência de oito respiradores e seis camas fawler para o Hospital Municipal Otime Cardoso, no Jardim Esperança, unidade de saúde referência para no atendimento da doença.
O comunicado foi feito neste domingo (14). De acordo com o Secretário de Saúde, Felipe Fernandes, para reforçar o atendimento no segundo distrito, dois respiradores também foram transferidos para a Unidade de Pronto de Atendimento de Tamoios.
“A Secretaria Municipal de Saúde reitera que de acordo com o aumento da ocupação dos leitos convencionais e dos leitos de unidade de tratamento intensivo, e da impossibilidade técnico-estrutural de abertura atual do Hospital de Tamoios, emergencialmente as estruturas serão instaladas no Jardim Esperança em virtude da posição logística privilegiada, que permite o atendimento central, ao segundo distrito e às demais regiões cabo-frienses”, ressaltou a nota oficial.
Por meio de um vídeo, o secretário explicou que o hospital de Tamoios está interditado pela vigilância sanitária e que ainda apresenta a necessidade de se fazer obras na parte elétrica e estrutural. “Nós não podemos abrir um hospital que ainda não está certificado e que não tivéssemos a segurança de que ele pode abrir. Por isso, nós fomos até ele ontem e retiramos estes respiradores para levá-los à UPA de Tamoios e também para abrirmos novos leitos de UTI no Hospital do Jardim Esperança. Se nós pudéssemos, colocaríamos todos na UPA de Tamoios, porém ainda não há uma estrutura para isso”, afirmou Filipe Fernandes.
O secretário ainda completou a fala dizendo que a instalação destes aparelhos será realizada nessa semana.
Boletim Coronavírus
De acordo com as informações divulgadas pela pasta neste domingo (14), a cidade registrou 7.786 pessoas contaminadas pelo vírus, sendo 16 a mais que no sábado (13). O município está em bandeira laranja de contaminação e já registrou 374 mortes pela doença, além de 13 ainda em investigação.
Segundo os dados, desde sexta-feira (12), 11 novas pessoas foram internadas na cidade.