Boletim do novo coronavírus de Cabo Frio registra 172 novos casos desde o dia 1 de janeiro até esta terça-feira (5)
Os casos confirmados do novo coronavírus continuam a aumentar no município de Cabo Frio. A cidade inicia o ano de 2021 ultrapassando a marca de 5.200 pessoas infectadas pelo vírus. O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde mostra que, até esta terça-feira (5), 5.293 pessoas foram registradas com a doença desde o início da pandemia.
Segundo os dados da pasta, em apenas cinco dias do mês de janeiro, foram registrados 172 novos casos. A cidade ainda conta com 213 óbitos em decorrência do Covid-19.
Sobre a taxa de pessoas internadas, o boletim mostra 713 pessoas sob cuidados hospitalares. A ocupação de leitos está em:
Prioritário para Covid-19: 14% para UTI e 13% para enfermaria.
Secundário (não Covid-19): 33% para UTI e 43% para enfermaria.
A Secretaria ainda mostra que 4.680 pessoas já foram curadas. A Prefeitura de Cabo Frio disponibilizou uma seção exclusiva com todo o conteúdo oficial sobre a situação do coronavírus na cidade: notícias, boletins, comunicados, notas e informativos.
Gabinete de Solução
Nesta segunda-feira (4), entrou em vigor o novo decreto assinado pelo prefeito, José Bonifácio, que institui a mudança da nominação do Gabinete de Enfrentamento da Pandemia e Recuperação Econômica (GEPRE) para Gabinete de Solução.
De acordo com o Decreto Nº 6.431/2021, o gabinete terá o objetivo mobilizar de coordenar as atividades dos órgãos públicos e entidades quanto às medidas a serem adotadas para minimizar os impactos vindos da Emergência em Saúde Pública de Importância Estadual e Internacional, decorrentes da pandemia do novo coronavírus.
O órgão será coordenado pelo prefeito e será composto de 17 membros, com representantes órgãos do governo e da sociedade civil organizada. Segundo a divisão, entre os representantes do Governo Municipal estarão a Vice-Prefeita, Magdala Furtado; o Secretário de Saúde, Felipe Fernandes, o Secretário de Mobilidade Urbana, Jefferson Buitrago, o Secretário de Turismo, Flavio Rosa; o Secretário de Educação, Flavio Guimarães; o Secretário de Governo, Aquiles Barreto; e a Secretária de Direitos Humanos, Aglaia Olegário.
Já entre os membros da sociedade civil, farão parte do gabinete, representantes da Associação de Imóveis Legais para Hospedagem e Alojamentos de Cabo Frio (AILHA); Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (ACIA); Associação dos Hotéis de Cabo Frio; representante dos empresários do 1º e 2º Distrito; representante dos trabalhadores informais; e representantes dos empregados do 1º e 2º Distrito de Cabo Frio.
Ainda segundo o decreto, os membros do Gabinete de Solução não serão remunerados, sendo o seu efetivo exercício considerado relevante serviço prestado à comunidade. As medidas e atos determinados pelo Gabinete de Solução terão trâmite urgente e prioritário nos órgãos ou entidades municipais.