Ação faz parte das medidas de reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais para acessibilidade de pessoas surdas
A partir deste ano, a Prefeitura de Cabo Frio vai passar a ofertar o serviço de interpretação em libras para atendimentos presenciais ou remotos, além de eventos oficiais. A medida faz parte do reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais para acessibilidade de pessoas surdas. Em março, a Superintendência da Pessoa com Deficiência vai realizar workshops sobre acessibilidade.
Os workshops começarão pela Secretaria de Assistência Social, e depois para os demais setores da Prefeitura. Ao final dos workshops, serão realizados cursos de Libras para todos os servidores interessados. Segundo o secretário de governo, Davi Souza, a medida é uma reparação histórica e emergencial para que as pessoas surdas tenham o devido acesso aos órgãos públicos.
Língua Brasileira de Sinais
Libras é a língua oficial da comunidade surda brasileira. É uma língua gestual-visual, que pela Lei n° 10.436/2002 foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão dos surdos. Com uma população de mais de 10 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a lei garantiu maior visibilidade para a comunidade surda.