A Prefeitura de Cabo Frio inicia, na próxima terça-feira (28), as ações da Campanha Nacional de Vacinação contra a covid-19. Para 2023, o imunizante disponibilizado será a vacina bivalente, que conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. O primeiro lote deste imunizante foi entregue pelo governo do estado nesta sexta-feira (24).
Segundo o Programa Nacional de Imunizações (PNI), a aplicação será de forma escalonada por grupos prioritários, previamente definidos pelo Ministério da Saúde.
Para esta campanha, a Secretaria Municipal de Saúde estima que 58.917 munícipes fazem parte do público-alvo selecionado pelo governo federal.
Em Cabo Frio, os imunizantes estão disponíveis nas unidades de saúde, que funcionam de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30. A Casa da Criança, no Jardim Esperança, e o Centro de Saúde Oswaldo Cruz (CSOC), no Braga, estão abertos para a vacinação das 8h às 16h.
FASES E GRUPOS PRIORITÁRIOS
Nesta primeira fase, quem deve se vacinar são pessoas acima de 70 anos; os trabalhadores e quem vive em instituições de longa permanência (ILPI) a partir de 12 anos; imunocomprometidos a partir de 12 anos; indígenas; ribeirinhos e quilombolas.
A fase dois começa a partir do dia 7 de março, atendendo o grupo composto por pessoas com idade entre 60 e 69 anos. A fase três inicia no dia 21 de março com a imunização das gestantes e puérperas.
A fase quatro é a partir do dia 18 de abril e contemplará os trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos; população privada de liberdade a partir de 18 anos; adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa; e funcionários do sistema de privação de liberdade.
ESQUEMA VACINAL TEM QUE ESTAR COMPLETO PARA RECEBER A DOSE BIVALENTE
Para receber a dose reforço da vacina bivalente, o paciente precisa ter concluído o esquema primário da vacinação contra covid-19, que é composto pelas duas doses monovalentes (Dose 1+ Dose 2).
O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes é, no mínimo, de quatro meses da última aplicação de dose do reforço ou última dose do esquema primário com vacinas monovalentes. É importante levar no dia da vacinação o documento de identificação e a Carteira de Vacina.
A coordenadora de Imunização, Patrícia Freitas, reforça que as vacinas monovalentes para quem precisa iniciar ou completar o esquema vacinal seguem sendo disponibilizadas para toda a população nas Unidades de Saúde.
“Iniciamos mais uma fase de vacinação. No entanto, vale reforçar que as vacinas monovalentes seguem disponíveis nos postos de saúde para quem ainda não completou o esquema vacinal. Ainda não saímos da pandemia, portanto, manter a vacinação em dia, principalmente com essas doses atualizadas contra o coronavírus, permite uma proteção mais efetiva, evitando as formas mais graves da doença.”, ressaltou a coordenadora.