Ato público se deu em resposta à alteração na escala de serviço dos guardas, que será instituída pelo prefeito eleito a partir de janeiro
A manhã desta quinta-feira (31) foi marcada por um ato público dos Guardas Municipais de Cabo Frio. No último dia do ano, representantes da categoria se reuniram na base da GM para protestar contra mudanças no trabalho, como a nova escala de serviço.
O prefeito eleito no município, José Bonifácio (PDT), anunciou que fará mudanças na escala da Guarda. Com a alteração, os profissionais terão que trabalhar com serviços divididos em 24h x 72h, ou seja, os regimes de plantão poderão ser de 24 horas de serviço por 72 horas de descanso, de 12 horas de serviço por 60 horas de descanso, ou de 24 horas de serviço por 48 horas de descanso.
Além da escala, foi comunicado aos trabalhadores que, a partir de janeiro, haveria uma redução nos ganhos mensais, com a retirada da folha de uma gratificação de plantão.
Em entrevista à Prensa, um dos guardas, que preferiu não se identificar, comentou sobre a forma que esta transição afeta a vida do servidor.
“De súbito há uma guinada inesperada na vida privada de cada Guarda, que deverá se adequar bruscamente ao desequilíbrio social causado pela nova administração, que nem sequer respeitou a 1ª Lei de Newton: Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele. E essas forças são provenientes apenas da gestão adentrante, que sem a empatia que deveria naturalmente existir, desrespeitou a dinâmica social e econômica então existente e provocou, com sua tese unilateral, uma antítese majoritária em números absolutos de GCMs de difícil solução negocial para se chegar a uma nova síntese de aprovação coletiva e findar pacificamente essa (re)volta dialética”.
Os trabalhadores ainda ressaltam que a alteração causaria dificuldade aos servidores que moram em outras cidades. Com a mudança, a maioria dos agentes passará a atuar em regime de expediente, das 9h às 18h.
Por meio de nota, a assessoria do prefeito eleito explicou que alteração na escala de serviço permitirá que mais guardas estejam nas ruas, durante o dia, a partir de janeiro.
“No modelo atual, os guardas ficam divididos por turnos e apenas um em cada quatro agentes fica nas ruas por dia. Desta nova maneira, a grande maioria dos agentes estará todos os dias nas ruas. Além disso, essa mudança também irá contribuir para diminuir o risco de contágio da Covid-19 entre os guardas, já que haverá uma quantidade menor de pessoas dormindo no alojamento”, explica a futura secretária de Direitos Humanos e Segurança Pública do próximo governo, Aglaia Olegário, que é servidora efetiva da Guarda Civil Municipal.
Por determinação do prefeito eleito, José Bonifácio, equipes compostas por uma dupla de agentes da Guarda e mais um agente da Fiscalização de Posturas irão atuar em conjunto na fiscalização da cidade, circulando pelas ruas em patrulha.