Pular para o conteúdo
Search
O local já abriga a Comissão Municipal do Bicentenário da Independência do Brasil e a Coordenadoria Geral de Igualdade Racial. Foto: Reprodução

Local vai funcionar como espaço de pesquisa e de convivência

A primeira Biblioteca Parque da região será em Cabo Frio, especificamente no Parque Municipal Fonte do Itajuru. Uma roda de conversa foi realizada, na terça-feira (21) para traçar os rumos do futuro espaço, que deverá ser aproveitado para pesquisa e convivência em breve. Estiveram presentes os membros do governo municipal e da comunidade local. O local já abriga a Comissão Municipal do Bicentenário da Independência do Brasil e a Coordenadoria Geral de Igualdade Racial.

No bate-papo, conduzido pelo sociólogo e presidente da Comissão do Bicentenário, Paulo Baía, os participantes puderam externar suas ideias a respeito da futura Biblioteca Parque, que levará o nome do médico José Roberto Mendes da Rocha, falecido em janeiro por complicações causadas pela Covid-19.

Entre as sugestões estavam a criação de um jardim sensorial e internet de fácil acesso a acervos de livros, além de cursos. Também foi abordada a necessidade de escutar as principais demandas da comunidade do Itajuru com relação ao espaço.

“Viemos com essa intenção de dialogar e escutamos ideias super interessantes. Vamos registrar todas elas e analisar a viabilidade para quando tudo estiver pronto e funcionando normalmente. Uma das sugestões que queremos trazer para cá é um Balcão de Direitos, que é uma alternativa de enfrentamento à questão social aliada às políticas públicas. Dentro de uma Biblioteca Parque pode ser feito tudo que a gente quiser, desde que o princípio seja o acolhimento das pessoas”, afirmou Paulo Baía.

Bibliotecas Parques são centros culturais destinados ao desenvolvimento social que estimulam o encontro entre os cidadãos, as atividades educativas e lúdicas, a construção de coletivos, e o enfrentamento de novos desafios na cultura digital. Também são espaços para a prestação de serviços que permitam a criação cultural e o fortalecimento das organizações de bairros existentes. São chamadas de parques por não serem somente um lugar de estudo e pesquisa, mas também de convivência e lazer.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.