Educação se prepara para retorno das aulas presenciais no sistema de ensino híbrido
A Secretaria de Educação de Cabo Frio está vistoriando as escolas municipais no primeiro e segundo distritos para retomada das aulas presenciais no sistema de ensino híbrido, prevista para o mês de agosto. Desde semana passada, a equipe de engenharia da Secretaria de Educação está realizando uma série de visitas técnicas para avaliar as condições das unidades. Integrantes do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação, Núcleo Lagos (Sepe Lagos) acompanham as ações, que se estenderão durante esta semana.
As tratativas de retorno das atividades presenciais entre a Secretaria, o Sindicato e o Ministério Público avançam no sentido de que 30% das unidades estejam em condições para o retorno seguro. Está em processo de finalização, também, o protocolo de retomada das atividades, discutido e elaborado a partir de reuniões virtuais com os órgãos citados.
A secretária adjunta de Educação, Verônica Cardozo, explica que cumprir os prazos garantindo segurança é o objetivo das equipes da Superintendência de Patrimônio e Infraestrutura.
“Estamos trabalhando em ritmo acelerado com o propósito de entregar as escolas em condições para receber os estudantes quando iniciarmos o sistema híbrido. As unidades estão sendo vistoriadas e os engenheiros da Secretaria de Educação pontuam as necessidades mais urgentes, além de ouvir as propostas do sindicato para adequações, como o sistema de ventilação. O trabalho em conjunto vai nos ajudar a garantir segurança à comunidade escolar”, comentou.
As escolas visitadas pela equipe técnica no 1º distrito são: E.M. Evaldo Salles (Peró); E.M. Prof. Carlos Alberto Gomes de Carvalho (Peró); E.M. Prof.ª Cecília Nogueira M. da Guia (Jacaré); E.M; Prof. Achilles Barreto (Porto do Carro); E.M. Leomari Garcia Barreto (Tangará); E.M. José Francisco da Silveira (Jardim Esperança); E.M Prof. Edilson Duarte (Jardim Caiçara); E.M. Paulo Burle (Jardim Caiçara); E.M. Prof. Zélio Jotha (São Cristóvão); E.M. Robinson C. de Azevedo (Parque Burle); e E.M. Prof.ª Elicéa da Silveira (Gamboa). Em Tamoios, as vistorias ocorreram na E.M. Maria Helena Bello da Costa (Samburá); E. E. Municipalizada Tosana (Fazenda da Pedra);
Búzios
Em Búzios, um protesto denunciou falta de condições para aulas presenciais no município. Os educadores se reuniram, na quarta-feira (7), em frente à Escola Estadual Municipalizada José Bento Ribeiro Dantas, para protestar contra o planejamento do governo em retornar às aulas presenciais. Segundo o grupo, a cidade não tem condições seguras de promover essa retomada.
Eles cobraram que os professores sejam vacinados com a segunda dose do imunizante, antes do retorno das atividades presencias; denunciaram a precariedade das condições de infraestrutura das escolas do município e a falta de investimentos públicos para sanar este problema; questionaram o não fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como as máscaras PFF2 e os protetores faciais; e reforçaram e a falta de negociação do governo com o sindicato.
Na manifestação, os educadores expressaram seu luto pela memória de colegas de profissão que morreram vítimas da Covid-19. Eles se vestiram de preto e carregaram cartazes com fotografias de trabalhadores da região mortos por consequência da doença. Os manifestantes utilizaram máscaras PFF2 durante todo o momento e procuraram manter o distanciamento físico, como é recomendado para prevenir contágios.
A Prensa entrou em contato com o município para pedir um posicionamento sobre o assunto e aguarda resposta.