Pular para o conteúdo
Search

Cabo Frio entrega cartão social da moeda Itajurú em cerimônia de lançamento do projeto

A abertura contou com a participação do violinista Fabrício Martins. Foto: Reprodução

Ao todo, 500 famílias foram beneficiadas neste primeiro momento

O Ciep Professora Amélia Ferreira dos Santos Gabina, no bairro Manoel Corrêa, foi o local escolhido pela Prefeitura de Cabo Frio para o lançamento da primeira fase do projeto de renda básica do município, a moeda Itajurú. A distribuição dos cartões começou após a solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (29), que reuniu autoridades e representantes da cidade, de municípios vizinhos e do estado, além de moradores do bairro.

Neste primeiro momento, 500 famílias em situação de vulnerabilidade foram beneficiadas pelo valor de 200 itajurús, como é chamada a moeda, e já puderam sair do lançamento com a quantia liberada para uso.  

“Em nome de todos os moradores, mães e chefes de família, eu venho agradecer ao prefeito por esse benefício. O que é pouco para algumas pessoas, é muito para a gente que está recebendo, ainda mais em meio a uma pandemia. Para mim, em particular, é uma benção. Eu fiquei muito feliz quando vi meu nome lá. Tenho certeza que todas as mães estão muito felizes com o recebimento da moeda social”, comemorou Edileusa Batista, moradora de Cabo Frio há 25 anos.

Três moradoras do barro foram selecionadas para receber um cartão simbólico durante a cerimônia de lançamento. Foto Reprodução

Edileusa e outras duas moradoras do bairro, Maria Batista e Florinda Maria Alves foram selecionadas para receber o cartão simbólico durante a cerimônia representando todas as famílias participantes desse projeto de renda básica municipal.  

 Em sua fala durante a solenidade, a secretária de Assistência Social de Cabo Frio, Nilza Miquelotti, agradeceu à comunidade por ter aceitado o convite de comparecer ao lançamento da moeda social.

“Obrigada à comunidade do bairro que atendeu ao nosso chamado de estar aqui neste evento tão importante para Cabo Frio que visa diminuir as desigualdades sociais e que vai mudar a vida de muitas pessoas, ainda que de uma forma pequena”, disse a secretária, que entregou ao prefeito José Bonifácio um cartão simbólico do programa.

O diretor financeiro da Alerj, Janio Mendes, pediu bom senso no uso da moeda social.

“É uma alegria estar na entrega do cartão social da moeda Itjurú. Muita diferença fará na vida dos moradores de Cabo Frio. Zelem por ele para que, posteriormente, mais famílias sejam alcançadas. Vocês têm autonomia do que vão fazer e do que vão comprar, mas façam bom uso, bom proveito”, pediu Janio Mendes.

O prefeito, José Bonifácio, adiantou alguns projetos para Educação e Saúde do bairro Manoel Correia. Foto Reprodução

O prefeito José Bonifácio explicou sobre os motivos de liberar o projeto apenas para essas 500 famílias.

“Vocês não devem nenhum favor ao governo. Essa é a nossa obrigação, vocês foram escolhidos pelos critérios que a Secretaria de Assistência Social contemplou, mas neste momento precisamos ter segurança dos cartões recarregados”, explicou o chefe do município que adiantou que vai municipalizar o Ciep Professora Amélia Ferreira dos Santos Gabina, com funcionamento em tempo integral, e fortalecer a saúde básica do bairro.

O projeto foi inspirado na moeda Mumbuca, de Maricá. O prefeito Fabiano Horta também prestigiou o lançamento da moeda cabo-friense.

O prefeito de Maricá. Fabiano Horta marcou presença na solenidade. O projeto cabofriense foi inspirado na moeda Mumbuca. Foto: Reprodução

“A renda é o valor da dignidade humana. O mundo está cada vez mais automatizado e caminhando para que o emprego se acabe, mas a renda é um valor que precisa ser garantido. É por isso que Mumbuca existe. O projeto em Maricá começou em 2013, exatamente como aqui em Cabo Frio, dentro de uma quadra, depois foi para outros bairros e já transformou realidades dos bairros, porque leva renda, comida e remédio para as pessoas que mais precisam. Saibam que o bairro Manoel Correia nunca mais será o mesmo, com geração de emprego, fortalecimento dos pequenos e oportunidade de trabalho. Parabéns a comunidade”, disse o prefeito de Maricá.

A abertura contou também com a participação do violinista Fabrício Martins, que entoou o hino nacional, e do grupo Tambores Urbanos.

Os primeiros testes com os comerciantes já foram feitos no sábado (23), com presença do prefeito José Bonifácio e da equipe do Instituto E-Dinheiro Brasil, a organização vencedora do certame de chamamento público que irá gerir as transações financeiras da moeda.

No dia anterior o Termo de Colaboração com o Instituto foi assinado. O extrato de homologação e adjudicação de licitação a Organização da Sociedade Civil vencedora do chamamento público n° 001/2021 foi publicado na segunda-feira (18), no Diário Oficial da Prefeitura. O Instituto será responsável pela implantação do Banco Comunitário Digital de Cabo Frio e pela gestão da Moeda.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.