A Embratur corrigiu o erro e colocou Cabo Frio e Macaé no Mapa do Turismo Internacional graças à reclamação feita pelo Conselho de Turismo da Costa do Sol (Condetur). Embora as duas cidades tenham aeroportos e grande movimentação de turistas e técnicos estrangeiros, ficaram de fora da primeira edição do mapa, divulgado na semana passada.
A retificação foi anunciada na tarde desta segunda-feira pelo presidente do Condetur, Marco Navega, que assinou o ofício enviado à Embratur na semana passada pedindo a retificação e alertando para os danos que a omissão poderia causar, principalmente ao turismo de negócios nas duas cidades da Costa do Sol:
“Após nossas manifestações na sexta-feira, fomos atendidos em tempo recorde e os municípios de Cabo Frio e Macaé tiveram o reconhecimento devido pelo órgão de turismo nacional. O mapa foi revisado e agora está com as duas importantes cidades da Costa do Sol na lista de municípios que recebem o turismo internacional”, disse Navega.
O mapa identifica, nos principais destinos brasileiros, quais os idiomas falados pelos
estrangeiros que os visitam, quais os segmentos turísticos mais procurados por eles e quais os
programas de capacitação profissional disponíveis, de acordo com as demandas do mercado.
Navega lembrou que a Costa do Sol, além dos seus atrativos naturais e eventos de qualidade, vem cada vez mais recebendo mais turistas principalmente no verão. Após o pioneirismo da Praia do Peró, outras cidades, como Saquarema e Búzios, já estão com a Bandeira Azul (certificado internacional de qualidade) nas suas praias.
“O selo é um forte atrativo para o turismo internacional”, concluiu Navega, acrescentando que o Condetur continua na luta para melhorar a infraestrutura e a sinalização turística dos principais destinos da Costa do Sol.