Nova remessa dos imunizantes darão continuidade à primeira fase do plano de vacinação
As cidades da Região dos Lagos já receberam a nova remessa de vacinas CoronaVac para dar continuidade no processo de imunização contra o Covid-19. Nesta quarta-feira (3), a operação de distribuição foi realizada por cinco aeronaves, sendo uma da Secretaria de Polícia Civil, duas do Corpo de Bombeiros e duas do Governo do Estado.
Confira abaixo a quantidade de vacinas que foi conduzida para Cabo Frio e Búzios:
CABO FRIO
O município recebeu 3.165 novas unidades da Coronavac. A Prefeitura informou que a segunda dose do imunizante será aplicada em quem já recebeu a primeira a partir da próxima quarta-feira (10).
A vacinação irá seguir no mesmo sistema anterior, com equipe volante da Secretaria de Saúde indo aos locais de trabalho dos profissionais e às instituições de idosos e de pessoas com deficiência.
Segundo o Vacinômetro da cidade, até o momento, Cabo Frio recebeu 4.755 doses e aplicou 3.556 doses.
Com relação à vacina de Oxford/AstraZeneca, a primeira remessa, de 2.100 doses, chegou a Cabo Frio no dia 25 de janeiro.
O intervalo entre a primeira e a segunda dose para esta vacina é de, no máximo, 12 semanas, ou seja, três meses, de acordo com a recomendação da Fiocruz ao Ministério da Saúde.
BÚZIOS
O município recebeu 375 novas doses da CoronaVac, que serão destinadas à aplicação da segunda dose dos profissionais que atuam na linha de frente no combate à Covid-19. A Secretaria de Saúde informou que seguirá a logística da primeira aplicação, que ocorreu no dia 19 de janeiro.
O Governo Municipal ainda recebeu 80 doses excedentes da CoronaVac, que, segundo o órgão, serão destinadas para cumprir o cronograma de vacinação anterior
Os imunizantes têm como destino os idosos acima de 75 anos, que compõem o grupo da Fase 1 do Plano Nacional de Imunização, definido pelo Ministério da Saúde.
Os idosos que se encaixam neste grupo podem realizar um cadastro para receber as doses. A estratégia visa agilizar o processo a partir da coleta de dados necessários, para que a aplicação dos próximos grupos seja feita de forma ordenada, conforme a chegada de novas doses da vacina.
Para realizar o cadastro de forma presencial, o idoso, ou o responsável por ele, deverá dirigir-se a um posto de saúde portando o cartão do SUS, CPF e comprovante de residência. Já para quem optar pelo registro on-line, é necessário enviar um e-mail para o endereço [email protected], com o assunto “vacinação idosos”, e em anexo a mesma lista de documentos e um telefone de contato.
Recomendações do Ministério da Saúde
Seguindo o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde, nesta primeira fase de imunização, deverão ser vacinados os profissionais da saúde, os idosos residentes em instituições de longa permanência, indígenas e pessoas com deficiência institucionalizadas.
A Coronavac deve ter um período de intervalo de 21 dias entre as duas doses. Já a vacina AstraZeneca/Oxford deve seguir um intervalo de, no máximo, 12 semanas, ou seja, três meses.
De acordo com o Governo Estadual, uma nova remessa, com 42.400 doses de CoronaVac, também será enviada aos municípios para que sejam utilizadas como 1ª dose, ampliando a cobertura do público prioritário. O quantitativo referente à segunda dose para essas pessoas está reservado e será enviado dentro do prazo para aplicação.