Search
Degradê com CSS

Cabo Frio divulga balanço após término do período de defeso total da Lagoa de Araruama

Segundo o município, foram 300 quilos de pescado recolhidos de forma irregular e 55 redes apreendidas

O período de proibição da pesca terminou neste domingo (31), após três meses de defeso total com paralisação das atividades pesqueiras profissionais ou amadoras em toda a extensão da Lagoa de Araruama. Nesta segunda-feira (1), Cabo Frio divulgou um balanço das ações de fiscalização no município. Foram 300 quilos de pescado recolhidos de forma irregular e 55 redes apreendidas.

As redes apreendidas são dos tipos tróia, correnteza e arrasto. O pescado recolhido de forma irregular foi doado para instituições sociais, como a Apae do município. Pela prática ilegal de pesca, dez pessoas foram conduzidas para a 126ª Delegacia Policial de Cabo Frio, além de 15 infratores que foram notificados.

A fiscalização para garantir o cumprimento das normas foi realizada pela Unidade de Policiamento Ambiental (Upam) e pela Guarda Marítima e Ambiental, que é um dos grupamentos da Guarda Civil Municipal de Cabo Frio. As ações também foram integradas com as guardas ambientais dos outros quatro municípios banhados pela lagoa.

O objetivo do defeso total é possibilitar o recrutamento e a reprodução das espécies, garantindo o estoque pesqueiro para o restante do ano. A proibição ocorre anualmente, proporcionando o restabelecimento do estoque pesqueiro natural e evitando que a captura do pescado esteja acima da capacidade de reposição. O defeso da Lagoa de Araruama está previsto na Instrução Normativa Interministerial Nº 02, de 16 de maio de 2013 – MPA/MMA.

A Lagoa de Araruama banha cinco municípios da Região dos Lagos: Cabo Frio, Araruama, Arraial do Cabo, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.

Fim do defeso em Arraial do Cabo

Em Arraial do Cabo, o evento “Todos os Ventos levam a Acaíra” marcou fim do período de defeso na Laguna. A programação que aconteceu a aproximadamente 28 km do centro da cidade, na Ponta do Acaíra, homenageou a atuação da equipe de fiscalização que, durante três meses, garantiu a renovação dos espécimes na Laguna – Grupamento Operacional Ambiental Marítimo e a Guarda Ambiental. A fiscalização contou ainda com as Guardas Ambientais de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Araruama e Polícia Ambiental. O período do defeso na Laguna de Araruama foi de 1º de agosto a 31 de outubro.

A programação, idealizada pela Escola de Vela Meninos do Vento, teve um encontro com pescadores artesanais da região. No encerramento, foi dado um abraço simbólico na Laguna de Araruama.

O evento contou com o apoio da Prefeitura de Arraial do Cabo, através das Secretarias do Ambiente e Saneamento, de Turismo e a de Governo, através da Superintendência de Esportes, Fundação Municipal do Meio Ambiente. Também apoiaram a Resex e o Comitê da Bacia Lagos São João.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios sediará Campeonato Brasileiro de Vela Oceânica durante a Búzios Sailing Week 2025

Longa-metragem nacional com Débora Falabella tem cenas gravadas em Cabo Frio com apoio da Prefeitura

Câmara de Búzios aprova reajuste para servidores e criação de novas gratificações

Decisão da Interfarma de vetar congressos em Búzios gera reação e mobilização de autoridades locais

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!