Pular para o conteúdo
Search

Cabo Frio desativa Tenda Covid e inaugura novo espaço para atendimento de casos suspeitos da doença

Espaço Hipocovid será inaugurado na segunda-feira (23). Foto divulgação

Com redução dos casos, a tenda foi retirada e os pacientes serão atendidos no espaço anexo à UPA, no bairro Parque Burle

A Prefeitura de Cabo Frio inaugura nesta segunda-feira (23), um novo espaço exclusivo para atendimentos de casos suspeitos de síndrome gripal na área externa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Parque Burle, que substituirá a Tenda Covid.

Esse espaço fará o mesmo atendimento que era realizado na tenda. O motivo da alteração se deve pela queda no número de casos da doença e a consequente baixa da positividade em Cabo Frio. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica do setor de Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, nos meses de março e abril, a Tenda Covid registrou média diária de atendimento de 40 pessoas, apresentando queda de 17% na comparação com os meses de janeiro e fevereiro. No mesmo período, a taxa de positividade caiu 98,68%.

“A equipe epidemiológica da Secretaria de Saúde analisa diariamente o cenário com base nos dados registrados da evolução dos casos do coronavírus na cidade para traçar estratégias necessárias, e novas logísticas de atendimento para o enfrentamento da pandemia. Além disso, essa análise permite o uso necessário do dinheiro público. Temos um custo com a tenda, que foi empregado para atender a demanda no período. Hoje não há necessidade de continuar mantendo esse gasto”, explica a secretária de Saúde, Erika Borges.

Espaço Hipocovid

A partir desta segunda-feira (23), os pacientes com síndrome gripal serão atendidos no espaço Hipocovid. O local conta com toda infraestrutura como recepção, dois banheiros e consultório, cilindros de oxigênio e demais insumos necessários para acolher e atender quem esteja com sintomas de síndrome gripal. O paciente não ficará exposto aos fatores climáticos e terá um atendimento totalmente exclusivo, evitando o cruzamento de fluxo das demandas emergenciais da UPA.

O diretor médico da UPA, Thiago Ferreira; e a diretora administrativa, Marcylene Azevedo, reforçam que a logística permanecerá seguindo os protocolos de triagem e as determinações do Ministério da Saúde, em casos de suspeita do vírus.

“Na recepção, que é o ponto para a entrada do paciente, será realizado o registro. Após a identificação, o paciente vai ser direcionado para sala de enfermagem para classificação de risco ou coleta do teste de diagnóstico e, em seguida, para o consultório médico”, explica Thiago.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.