Nos últimos três meses, município registrou 67 casos positivos para o vírus e 15 internações
Em meio ao estoque zero de vacina e aumento do número de síndrome gripal, a Prefeitura de Cabo Frio confirmou nesta quarta-feira (12) mais duas mortes pela Influenza no município. Ao todo já são seis óbitos pelo vírus na cidade, sendo dois homens de 49 anos e os demais de 39, 59 e 90 anos; além de uma mulher de 91 anos. Cinco mortes ocorreram em dezembro de 2021 e uma em janeiro deste ano. Ao todo, são 67 casos positivos para o vírus e 15 internações. Os exames de detecção da doença são realizados pelo laboratório LACEN, no Rio de Janeiro, de forma amostral.
De acordo com a Saúde Coletiva, da Secretaria Municipal de Saúde, foi identificado um aumento gradativo na procura de assistência na Tenda de COVID-19 para atendimento aos casos de síndrome gripal a partir do mês de novembro de 2021. Nos primeiros oito dias de 2022 houve um aumento de 32,1% de atendimentos por síndrome gripal na Tenda, comparado à última semana do mês de dezembro de 2021.
Além dos cuidados básicos higienização das mãos, distanciamento social e até máscaras, a prevenção também ocorre por meio das vacinas. Mas conforme anunciado pela Prefeitura na segunda-feira (10), as doses em Cabo Frio esgotaram devido à grande procura nos postos de vacinação. A previsão de chegada das doses é para março, quando será retomada a Campanha pelo Ministério da Saúde.
O município lembrou que a campanha começou em abril do ano passado, foi dividida em três fases e aberta para população geral em julho, já havia sido finalizada, no entanto foi reaberta com doses remanescentes devido ao aumento dos casos de gripe. Ao todo foram mais de 72 mil doses aplicadas.
A Prefeitura orienta que, em casos de sintomas leves, a pessoa deve procurar um dos 21 postos de saúde do bairro, que são as Unidades Básicas de Saúde (USB) e Estratégia Saúde da Família (ESF), para fazer os testes de diagnósticos da doença. O funcionamento é segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, o atendimento para sintomas leves de síndrome gripal, oferecendo exame de detecção do coronavírus e todos os cuidados e as orientações necessárias. Somente em caso emergencial é que a pessoa deve procurar as unidades de atendimento de emergência, como as UPAs do município.
Confira a lista de unidades que fazem o teste:
ESF Vila Nova – Rua José Paes de Abreu, nº 510 (a partir de quinta, dia 13/01)
ESF Jardim Caiçara – Rua Inglaterra, nº 478
ESF Praia do Siqueira/Palmeiras – Travessa Amapá, s/nº
UBS Praia do Siqueira – Rua Olinda, 352
ESF Guarani – Rua Duarte da Costa, nº 37
ESF Manoel Correa/ Jardim Nautilus – Rua Guiana, S/N,
ESF Vila do Sol – Rua 3 nº 246
ESF Gamboa – Rua Jorge Veiga s/nº
ESF Peró – Rua Olivia Lopes, s/nº
ESF Porto do Carro – Rua Rosalina Cardoso da Fonseca, s/nº
ESF Boca do Mato – Rua Rosalina Cardoso da Fonseca nº 200
ESF Jacaré – Rua Samuel Bessa, s/nº
ESF Caminho de Búzios – Rua das Hortências Qd. 7 Lt. 37
ESF Tangará – Rua Castro Alves, s/nº
ESF Monte Alegre – Rua Dr. Cardoso da Fonseca, s/nº
ESF Cajueiro – Rua Machado de Assis nº 15
ESF Florestinha – Rua Espera Feliz, s/nº
ESF Nova Califórnia – Rua das Pacas, Qd B, Lt38
ESF Maria Joaquina – Rua da Harmonia, s/nº
ESF Angelim – Estrada do Angelim s/nº
ESF Araçá – Estrada do Araçá, s/nº
ESF Parque Burle – Rua Budapeste nº 10