Pular para o conteúdo
Search

O setor de Vigilância em Saúde Municipal orienta que o cidadão não recolha a ave em caso de aves doentes ou mortas e acione a Guarda Marítima por meio do número 153

A Prefeitura de Cabo Frio alerta a população sobre os riscos e cuidados sobre a gripe aviária. O município recebeu a confirmação de um caso positivo para o vírus H5N1 de uma ave silvestre encontrada no bairro Santo Antônio, em Tamoios, pelos profissionais do Centro de Reabilitação de Aves Silvestres. No momento não há casos em humanos registrados.

O animal foi encaminhado para empresa de gestão ambiental, a Ambipar, localizada em Araruama, onde foram realizados os testes de diagnóstico da doença. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ) já foi notificado e a ocorrência registrada ao Ministério da Saúde.

De acordo com o comunicado emitido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, em território nacional, está declarado estado de emergência zoossanitária por 180 dias.

O setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde está em monitoramento constante e orienta para que a população não recolha as aves que encontrarem doentes ou mortas e acione a Guarda Marítima por meio do número 153 ou (22) 3199-9863.

Técnicos da Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual ressaltam que não há motivos de preocupação para a população sobre epidemia de H5N1, pois no momento não há transmissão direta, de pessoa para pessoa. É importante lembrar que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos. As infecções humanas pelo vírus da Influenza Aviária ocorrem por meio do contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas).

O setor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde também reforçou as orientações aos profissionais das unidades de saúde para que estejam atentos, durante triagem e atendimento médico, a casos de síndrome gripal em pacientes que tiveram contato com animais silvestres. Havendo suspeita, a coleta de amostras é recomendada, independentemente do dia de início dos sintomas, incluindo os casos em unidade de terapia intensiva (UTI).

Sobre a H5N1

A H5N1 ou Influenza Aviária é uma doença causada por vírus, que afeta muitas espécies de aves, inclusive migratórias; e, eventualmente, mamíferos terrestres e marítimos, suínos e o próprio ser humano. Sua incidência gera graves consequências à saúde animal, à economia e ao meio ambiente.

O recente cenário de influenza aviária, causada pelo vírus influenza A (H5N1), tem sido monitorado de perto pelo Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) — que atua como referência nacional em influenza junto ao Ministério da Saúde (MS) e integra a Rede de Influenza da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.