Pular para o conteúdo
Search

Cabo Frio celebra Yemanjá, nesta quinta (2), no Canto do Forte

Evento “Presente às Águas” terá celebrações religiosas e apresentações culturais, com terreiros de Umbanda e Candomblé

O canto da Praia do Forte, em Cabo Frio, vai receber nesta quinta-feira (2), mais uma edição do evento “Presente às Águas”, em homenagem à Iemanjá, divindade do panteão africano, muito popular em todo o Brasil, e cultuada nas religiões Umbanda e Candomblé. Esta é a 17ª edição do evento realizado pelo Asé Parque São Jorge, em parceria com a Prefeitura, por meio da Coordenadoria Geral de Promoção da Igualdade Racial.

Ao todo, seis terreiros vão oficialmente participar do evento: Asé Parque São Jorge/ Tenda de Umbanda Caboclo Sultão das Matas, Ilê Asé Omo Ode Igbo, Tenda Espírita Cabloco Sereno, Ilê Olufon Deíy, Associação Umbandista Cantinho da Oxum, Centro Espírita Umbandista Axé e Caridade. O objetivo da celebração é homenagear o Orixá Iemanjá, também conhecida como Rainha do Mar, que no sincretismo religioso corresponde à Nossa Senhora dos Navegantes.

A tradição da festa começou no ano de 1923, na Bahia, quando um grupo de 25 pescadores resolveu oferecer presentes para a “mãe das águas”. Nesta época os peixes estavam escassos no mar. Todos os anos, os pescadores pedem a Iemanjá que lhes dê fartura de peixes e um mar tranquilo. Desde então, celebrações são realizadas em todo o país.

Em Cabo Frio, a programação vai começar às 9h40, com a saída da carreata do Asé Parque São Jorge, que fica no Jardim Esperança, em direção ao Canto do Forte. A previsão é que o cortejo, levando a imagem de Iemanjá, chegue à praia às 11h. Ao meio-dia, serão iniciadas as atividades culturais, como apresentação de capoeira, samba de roda, Jongo e ritmos sacros do Candomblé.

Pela programação, às 15h, será celebrada a missa campal em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes, pela Igreja Católica Brasileira. Às 15h30, será ministrada palestra sobre Intolerância Religiosa. Às 16h, será a vez das homenagens dos terreiros de Umbanda. Já às 16h40, será realizado o Xirê, momento em que os terreiros de Candomblé, apresentarão as danças e toques em homenagem à Iemanjá. Em seguida, às 17h30, será a saída do presente, que será entregue às águas. Às 18h, será a apresentação do grupo Samba das Matas e o encerramento do evento.

O coordenador geral de Promoção da Igualdade Racial, Manoel Justino, destaca que, neste ano, o projeto do “Presente às Águas”, que há anos é organizado pelo Asé Parque São Jorge, está sendo ampliado, com a participação de outros terreiros.

“O Asé Parque São Jorge vem tradicionalmente realizando o evento durante todas essas edições. Neste ano, a Coordenadoria de Igualdade Racial entra com o papel ampliador do ‘Presente às Águas’, junto às comunidades de terreiro do município, tanto com os terreiros que já vinham realizando o evento, e agora com outras comunidades de matriz africana. Nossa perspectiva é ampliar o projeto, promovendo junto ao ato religioso um Festival de Culinária Africana e Afro-brasileira. Por essa razão estamos unindo forças para tornar este evento num grande acontecimento”, afirma Manoel Justino.

PROGRAMAÇÃO

9h40: a saída da carreata do Asé Parque São Jorge, que fica no Jardim Esperança, em direção ao Canto do Forte.
11h: chegada do cortejo, levando a imagem de Iemanjá, chegue à praia.
12h: início das atividades culturais, como apresentação de capoeira, samba de roda, jongo e ritmos sacros do Candomblé.
15h; missa campal em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes, pela Igreja Católica Brasileira.
15h30: palestra sobre Intolerância Religiosa.
16h: Homenagens dos terreiros de Umbanda.
16h40: Xirê, momento em que os terreiros de Candomblé, apresentarão as danças e toques em homenagem à Iemanjá.
17h30: saída do presente, que será entregue às águas.
18h: apresentação do grupo Samba das Matas e o encerramento do evento.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.