Para celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil, comemorado nesta quarta-feira (7), Cabo Frio preparou uma programação com diversas ações para marcar a data. As atividades comemorativas serão realizadas na Casa do Bicentenário, espaço inaugurado no último ano, ao lado do Parque Municipal da Fonte do Itajuru; e na Casa de Cultura José de Dome, o Charitas.
A abertura acontece às 9h, em frente à sede da Prefeitura, com hasteamento da bandeira do Brasil e apresentação musical com o Coral Marearte. A partir das 11h, será realizada uma solenidade de instalação do Núcleo do Programa de Educação e Cultura Ambiental, na Casa do Bicentenário, que também recebe, a partir do meio-dia, a Feira Cultural e Afroempreendedora Dandaras.
Na parte da tarde, às 14h, a Casa do Bicentenário recebe o “Pintando o Sete”: oficinas de artes com crianças, com a participação do artista plástico Noah. Às 16h terá uma apresentação musical. Na parte da noite, às 19h no Charitas, será realizado um painel com o tema “Maria Felipa: Rainha Invisibilizada da História de Independência”, com a pesquisadora e estilista Liana Santos.
As atividades seguem na quinta-feira (8), na quarta-feira (14), e se encerram no dia 28 de setembro com atividades para crianças dos Cras do município, na Casa do Bicentenário. Confira a programação completa:
9h – Solenidade de Hasteamento da Bandeira – Apresentação do Coral Marearte (Sede da Prefeitura)
11h – Solenidade de Instalação do Núcleo do Programa de Educação e Cultura Ambiental – Secretaria de Meio Ambiente (Casa do Bicentenário)
12h às 17h: “Dandaras: Feira Cultural e Afroempreendedora” (Casa do Bicentenário) 14h – “Pintando o Sete”: oficinas de artes com crianças – participação do artista plástico Noah (Casa do Bicentenário)
16h – Apresentação Musical (Casa do Bicentenário)
19h – Painel: “Maria Felipa: Rainha Invisibilizada da História de Independência” com a pesquisadora e estilista Liana Santos (Charitas)