Pular para o conteúdo
Search

Cabo Frio cancela queima de fogos às vésperas do Réveillon

A Prefeita Magdala Furtado anunciou a medida por meio de um vídeo nas redes sociais, explicando que a Câmara Municipal não colocou em votação o projeto autorizando a queima de fogos.

Às vésperas da aguardada virada do ano, Cabo Frio, um dos principais destinos na Região dos Lagos, surpreendeu moradores e turistas ao cancelar a tradicional queima de fogos. A decisão, tomada pela prefeita Magdala Furtado, desencadeou uma série de polêmicas que envolvem questões legais, ambientais e políticas.

A gestora municipal anunciou a medida por meio de um vídeo nas redes sociais, explicando que a Câmara Municipal não colocou em votação um projeto que tornaria a festa ainda mais grandiosa. A justificativa principal foi o impedimento pela presidência da câmara para colocar o projeto na pauta, resultando na ausência dos fogos de artifício na celebração do Réveillon.

“Eu, enquanto prefeita, eu tenho a grande responsabilidade de tomar decisões dentro do escopo legal mesmo sabendo que, por vezes, elas podem ser mal interpretadas ou alvo de críticas infundadas, visando desestabilizar a minha posição enquanto gestora. No que diz respeito à celebração do Ano Novo, infelizmente, meus amigos, nós fomos impedidos pela presidência da Câmara que não colocou em votação nosso projeto que, é claro, tornaria a nossa festa ainda mais linda. Com isso, o Réveillon de Cabo Frio, infelizmente, não terá fogos de artifício”, disse em um vídeo gravado

O imbróglio começou quando a Justiça acatou um pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro para proibir fogos com estampido, baseando-se na Lei Municipal n. 3.632/2022, que limita o barulho em artefatos pirotécnicos em festividades. A promotora Vinicius Lameira Bernardo, em recomendação à prefeitura, destacou os transtornos causados à comunidade, especialmente a animais e pessoas sensíveis ao som.

Além da proibição, estava previsto multa de R$ 500 mil por evento, além da multa pessoal ao chefe do executivo municipal, de R$ 250 mil por festa. Diante da situação, a prefeita solicitou à Câmara Municipal a revogação da lei que restringe os fogos, argumentando contra a proibição e alegando prejuízos à festividade e à economia local, além da empresa contratada para fornecer os fogos já estar preparada para oferecer fogos com efeitos sonoros,. Contudo, os vereadores acataram a recomendação da Promotoria e, em resposta, foram exonerados três mil servidores comissionados, indicados pelos próprios vereadores.

O setor hoteleiro, temendo prejuízos com o cancelamento dos fogos, manifestou preocupação. A prefeita, por sua vez, assegurou à população que a passagem de ano em Cabo Frio será um momento de união, celebração e reflexão, mesmo diante da polêmica e da alegada retaliação política.

O presidente da Câmara Municipal, Miguel Alencar, tornou pública uma nota nas redes sociais criticando a falta de organização e planejamento da prefeitura na contratação da queima de fogos, enfatizando a ausência de uma licitação apropriada para fogos sem estampido, conforme as normas vigentes.

SHOWS ACONTECERÃO NORMALMENTE

Os shows acontecerão normalmente nospalcos estão montados na Praia do Forte e no Pontal de Santo Antônio, em Tamoio. A cantora sertaneja Paula Fernandes comandará a festa na Praia do Forte. A abertura da noite fica com a cantora Raylane Mendes, às 21h. Em Tamoios, a noite da virada do ano será com o Grupo ImaginaSamba. O primeiro dia do ano será marcado por shows gospel: Samuel Messias na Praia do Forte e Marquinhos Gomes em Tamoios, ambos às 21h. Além disso, a programação inclui apresentações locais de Felipe Guebel no primeiro distrito e DJ Carlinhos no Pontal de Santo Antônio, a partir das 15h.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

Rio das Ostras dá início à programação natalina do Sesc nesta sexta (22)

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.