Cabo Frio, Búzios e Saquarema imunizam pessoas com comorbidades contra a Covid-19

O PNI considera como comorbidades prioritárias enfermidades como diabetes; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial, entre outras

PROLAGOS 300_250_pix

As cidades de Cabo Frio, Búzios e Saquarema inicia nesta quarta-feira (5) a vacinação contra a Covid 19 em grupos de pessoas com comorbidades, conforme orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) através do Plano Nacional de Vacinação Covid 19.

O PNI considera como comorbidades prioritárias as seguintes enfermidades: diabetes; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente; hipertensão arterial estágio 3; hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; doenças cardiovasculares; insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos; anemia falciforme; obesidade mórbida; síndrome de Down; e cirrose hepática.

Em Saquarema, pessoas com 59 anos serão as primeiras do grupo a serem vacinadas. O atendimento a esse público foi viabilizado pelo recebimento de 1925 doses enviadas pela Secretaria de Estado de Saúde, no último dia 02.

A vacinação está sendo realizada Centro Municipal de Educação Padre Manuel, no bairro Porto da Roça, e na Praça do Bem-Estar, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Por determinação do PNI, será necessária a apresentação, pelas pessoas portadoras de comorbidades, de documento de identidade, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência, além de algum documento que demonstre a inclusão no grupo prioritário, como receitas médicas, prescrições, exames, declarações e relatórios expedidos por médicos. Vale ressaltar que o documento ficará retido com a equipe de vacinação.

Gestantes com mais de 18 anos também serão vacinadas neste momento, desde que apresentem alguma das comorbidades listadas pelo PNI. Pessoas com deficiência permanente, maiores de 18 anos, também serão imunizadas neste grupo.

As aplicações de segundas doses de vacinas contra a Covid seguem a partir das 13h, sempre no mesmo posto onde a primeira dose foi aplicada.

CABO FRIO

O grupo que será contemplado nesta nova fase da campanha de imunização inclui pessoas com deficiências permanentes graves, pacientes renais crônicos, portadores da síndrome de down, além de mulheres grávidas e puérperas.

A vacinação deste grupo será dividida por dia, para evitar aglomerações e oferecer mais conforto durante o atendimento nas unidades de saúde específicas para Covid-19. Para ser vacinado, o cidadão deve levar o atestado, prescrições ou relatórios médicos, além do documento com foto.

Na quarta-feira (05), das 13h às 16h, será a vez das gestantes e puérperas de qualquer idade. No mesmo dia, pacientes com síndrome de down, também de qualquer idade, estarão sendo vacinados na APAE do primeiro e do segundo distritos, das 9h às 16h.

Na sexta-feira (07), serão vacinadas mulheres de 59 anos com as comorbidades listadas (deficientes permanentes graves, paciente renal crônico ou com síndrome de down).

Para tomar a vacina é necessário portar documento oficial com foto, CPF ou Cartão Nacional do SUS e comprovante de residência, além do atestado, prescrições ou relatórios médicos. O drive-thru não atenderá esse grupo.

1º DISTRITO

ESF Jardim Náutilus – Rua: Guiana s/n
ESF Guarani – Rua Duarte da Costa, nº 37
ESF Jardim Caiçara – Rua Inglaterra nº 478
ESF Praia do Siqueira/Palmeiras – Travessa Amapá s/nº
ESF Vila Nova – Rua José Paes de Abreu n° 510
ESF Jacaré – Rua Samuel Bessa s/nº
ESF Peró – Rua Olivia Lopes s/nº
ESF Monte Alegre –Rua Drº Cardoso da Fonseca s/nº
ESF Vila do Ar – Rua Ernesto de Melo n°1393
ESF Jardim Peró – Rua Paraná n° 51
ESF Tangará – Rua Castro Alves s/nº

2º DISTRITO

PAM de Santo Antônio – Avenida Beira Mar, s/n
ESF Maria Joaquina – Rua da Harmonia s/nº
ESF São Jacinto – Estrada de São Jacinto s/n°
ESF Nova Califórnia – Rua das Pacas Qd B Lt38
ESF Botafogo- estrada de Botafogo S/N
ESF Angelim – vacinação em domicílio
ESF Araçá – vacinação em domicílio

Búzios

A Secretaria de Saúde de Búzios iniciou nesta terça-feira (4), a vacinação contra covid-19 para pessoas portadoras de comorbidades. A imunização ocorrerá todos os dias da semana, conforme cadastramento realizado nas UBSs ou pelo site.

Local e dia da vacinação:

Pessoas com comorbidades, cadastradas no site ou nas UBSs da Rasa, Olavo da Costa, Baia Formosa, José Gonçalves e São José.

— terça-feira (04) e quinta-feira (06), a partir das 9h.

Pessoas com comorbidades cadastradas no site ou nas UBSs do Capão, Cem Braças. Ferradura. Geribá e Brava.

— quarta-feira (05) e sexta-feira(07), a partir das 9h.

Pessoas com Síndrome de Donw, renais crônicos e deficiência permanente cadastrada no BPC (Benefício de Prestação Continuada).

— quinta-feira (06) na APAE.

Além das pessoas portadoras de comorbidades, também estão sendo imunizados nesta terça e quinta-feira (04 e 06), os profissionais da força de segurança que atuam no atendimento ou transporte de pacientes, resgate e atendimento pré-hospitalar, apoio à vacinação e vigilância das medidas de distanciamento associadas à prevenção da Covid-19) e profissionais de saúde da rede privada, nas UBSs de Geribá e Ferradura.

Comentários estão fechados.