Objetivo do acordo “Grupo ABC do Sol” é fomentar o turismo aeroviário das três cidades. Região é um dos principais destinos do Brasil
A Região dos Lagos é reconhecida como um dos principais destinos do Brasil, que atrai visitantes de todo o país e do mundo. Como uma forma de fortalecer o potencial turístico, as prefeituras de Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo realizaram um encontro para discutir a consolidação do Grupo ABC do Sol, que visa unificar as três cidades mais conhecidas da baixada litorânea.
O encontro contou com representantes da administração pública e do setor turístico, representados pelas respectivas Secretarias de Turismo, Convention & Visitors Bureau e Aeroporto de Cabo Frio. O acordo consiste em fomentar o turismo aeroviário nas três cidades, fazendo um trabalho integrado na recepção aos turistas que desembarcam dos voos comerciais.
A reunião aconteceu nesta terça-feira (19), no Aeroporto Internacional de Cabo Frio. Estavam presentes o secretário adjunto de Turismo de Cabo Frio, Carlos Cunha; o diretor do aeroporto, Rodrigo Abreu; a presidente do Convention & Visitors Bureau de Cabo Frio, Maria Inês Oliveros, e de Búzios, Angel Luis Waiser; e representantes da Secretaria de Turismo de Arraial do Cabo.
Entre as ações a serem realizadas pelo Grupo ABC do Sol estão a elaboração de um calendário de eventos único das três cidades; criação de pacotes integrados com serviços turísticos, como mergulho, passeios náuticos, entre outros; criação da Central de Atendimento ao Turista no desembarque do aeroporto de Cabo Frio, que informará aos visitantes sobre os três destinos juntos.
Além do segundo maior parque hoteleiro do Estado depois da capital, na cidade de Búzios, a região possui dois importantes aeroportos, que contribuem para turismo aeroviário.
O Aeroporto Internacional de Cabo Frio tem a segunda maior pista de pousos e decolagens do estado, ficando atrás apenas do Aeroporto Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro.
Já em Búzios, o aeroporto Umberto Modiano é um espaço privado, administrado pelo Grupo Costa Esmeralda e faz parte do bairro Aretê, um dos maiores projetos imobiliários da cidade. Desde o início de dezembro, o local tem recebido voos da companhia aérea Azul Conecta como um projeto piloto para o plano de demandas para o verão.